Enquadramento Te rico2

879 palavras 4 páginas
Enquadramento teórico
Resgate Teórico Conceitual sobre Recursos Humanos
Histórico
Segundo Costa (2014), a área de Recursos Humanos surgiu da necessidade de controlar as pessoas que trabalhavam na organização, inicialmente em aspectos muito simples como horas de trabalho, faltas e salários. De seu surgimento aos dias de hoje, a área foi ganhando inúmeras actividades, bem como naiores responsabilidades e maior importância para o sucesso daa organização. Pode-se dizer que a área foi passando de operacional para estratégica.
Segundo a mesma, nas décadas de 60 e 70, tivemos a promulgação de leis de Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Pensões. De lá para cá a área foi mudando e ganhando cada vez mais importância, e hoje ela tem papel de destaque na tomada de decisão de parte das organizações brasileiras também.
Tecnologia de Informação nos Recursos Humanos
Segundo Keen (1993), o conceito de Tecnologias de Informação é mais abrangente do que os de procesamento de dados, sistemas infomação, engenharia de software, informática e/ou outros, pois também envolve aspectos huanos, administrativos e organizacionais.
O livro “ GESTÃO E PRODUÇÃO” de Fernando Laurindo et al , sustenta que, a visão da Tecnologia de Informação é vista como uma arma estratégica competitiva, por suportar as operações de negócios, mas também permitir que se viabilize novas estratégias empresarias.
Visto que a eficiência significa “fazer bem as coisas”, esta associa-se ao uso dos recursos, relacionada assim com os aspectos internos a actividade de Tecnologia de Informação e a adequada utilização de recursos, enquanto que a eficácia significa “fazer as coisas certas” , associando-se com a satisfação de metas, objectivos e requisitos, esta confronta os resultados da aplicações de Tecnologia de Informação com os resultados no negócio da empresa e os possivéis impactos na sua operação e estrutura. Segundo Alter (1992), distinção entre Tecnologia de Informação TI e Sistema de Informação SI,

Relacionados

  • Trabalho com Famílias
    88689 palavras | 355 páginas