Enquadramento geológico coimbra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. ENQUADRAMENTO
Enquadramento geográfico
Localização do afloramento observado, no Alto de S. João-Areeiro perto do Pólo II a Sul de Coimbra, Estrada Nacional EN 17 (Fig1)
Latitude 40º11´14,39”;
Longitude-8º24´25,52”.

O ponto mais alto da Serra da Boa Viagem atinge até 258 metros, no marco geodésico da Bandeira.

Localizado no litoral a cerca de 100 Km. a norte de Lisboa, o concelhode Peniche detém um vasto e rico património natural.

Figura 3– Localização – Enquadramento geográfico da península de peniche
IN Relatório do Plano de Ordenamento da RNB – Agosto 2007
http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_Berlengas_Laboratorio/PO_RNB_Relatorio.pdf
2.2 Enquadramento Geológico
As três saídas de campo realizaram a zonas geológicas que integram a Bacia Lusitâniana tambémconhecida por Bacia Lusitana. É uma bacia sedimentar que se desenvolveu na Marge Ocidental Ibérica, durante parte do Mezozóico.
Estende-se por mais de 20 000 km2 na parte central da margem ocidental ibérica, alongando-se por cerca de 200 km segundo direcção aproximada NNW-SSE e por mais de 100 km na direcção perpendicular; cerca de 2/3 surge na área continental emersa e a restante área,encontra-se imersa, na plataforma continental (fig. 1).
Os afloramentos da base do Mesozóico português assentam discordantemente sobre materiais do Maciço Hespérico e correspondem a depósitos detríticos que se encontram dispostos segundo uma faixa alongada (Aveiro-Tomar) situada na bordadura da Orla Meso-Cenozóica Ocidental, ou no seio de formações mais recentes. Este grupo atinge o seu desenvolvimentomáximo na periferia de Coimbra.
No Alto de S. João/Areeiro (PoloII) a área estudada localiza-se a ocidente do Maciço Hespérico englobando principalmente rochas sedimentares da Orla Meso-Cenozóica, mas também rochas epimetamórficas do chamado Complexo Cristalofílico, do Proterozóico superior. Nesta estutura geológica predominam filádios, sendo rara a presença de finas bancadas de metagrauvaque. Aolongo da bordadura há diversos filões de rochas básicas alteradas, que se supõe estarem temporalmente relacionadas com as que, no Maciço, têm sido admitidas como triásicas (provavelmente associadas às descontinuidades D14 e D 2 (Soares e Duarte, 1995 cit por Pereira et al, 1997).
As unidades da base, integradas no grupo dos Grés de Silves (formação sedimentar essencialmente detrítica), são denatureza areno-conglomerática, com predomínio de tons vermelhos e rosados e acinzentados. Os termos carbonatados ocorrem apenas para o topo do grupo (formação de Pereiros), com predomínio de dolomias mais ou menos impuras e de pelitos vermelhos e cinzentos; devido às descontinuidades existentes, o grupo organiza-se em três megasequências positivas A, B e C (Palain, 1976 cit por Pereira et al, 1997)que vão do Triássico médio a superior até à base do Pliensbaquiano. A sequência A subdivide-se em duas unidades, sendo que a superior, apresenta espessuras bastante varáveis, e essencialmente areno-pelítica, com raros termos dolomíticos. O cimento ferruginoso dá-lhe uma cor vermelha. A sequência B apresenta espessuras que rondam os 6m, é de natureza essencialmente greso-dolomítica com fósseis demoluscos marinhos. O cimento silícioso e ferruginoso dá-lhe a sua cor alaranjada. Por sua vez, a sequência C é hoje subdividida em duas outras C1 C2. À sequência C1 essencialmente areno-pelítica na base e dolomítica para o topo, sucede-se a C2 predominantemente calcária. Em síntese podemos considerar que as formações A e B se podem considerar areno-conglumeráticas, enquanto a C já apresenta rochascarbonatadas. Considera-se que o imite cartográfico Trássico-Jurássico está na origem desta sequência.
O local escolhido para esta saída de campo (Fig.4) é datado do Triasico Superior, pertencente ao Mesozoico. Este é caracterizado por uma erosão intensa dos relevos hercínicos que originou a formação de arenitos, conglumerados e argilitos de cor vermelha, que ficaram conhecidos por “ Grés de...
tracking img