Enigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão do Filme ” Enigma das Cartas” – Adoecimento Infantil
19/03/2009

Esta reflexão tem como objetivo abordar a questão do diagnóstico infantil para as doenças mentais e toda a gama de fatores atrelados a este procedimento.



Resumo do Filme



Um tempo depois da morte de seu marido, Ruth Matthews e seus dois filhos, deixaram o México, onde viveram por 3 anos, e voltaram para osEUA.

Ao chegar em sua antiga casa, a filha mais nova Sally, parece estranhar o ambiente. Seu irmão percebe algo diferente em seu comportamento, porém não comenta com a mãe.

No outro dia, a mãe recebe um telefonema da escola, alertando que Sally havia subido em uma árvore e que ao ser imitada por uma outra criança, esta havia se machucado. A mãe diz que este é um comportamento normal dafilha, estava acostumada a subir em árvores no outro país. Fora este episódio, a criança também não estava interagindo de forma adequada com o ambiente e com outras crianças. A escola decide enviar a casa da senhora Ruth um médico Psiquiatra para veridicar o caso.

Este chega no exato momento em que a menina está vivenciando um tipo de crise, em cima do telhado gritando, ao identificar ele intervempedindo que a mãe, também em cima do detalhado com o intuito de ajudar a filha, vire o boné, colocado de forma estranha para a menina, assim que a mãe muda o boné a criança para de gritar e volta ao normal. Após este episódio o Psiquiatra começa a questionar o comportamento da menina, a mãe mostrando-se resistênte afirma que não há nada de errado com a filha, esta já não se comunica mais, a mãediz que é por conta da morte do pai e ela voltará a falar quando se sentir melhor. O médico insiste para que ela procure ajuda e lhe dá o seu cartão.

A mãe tenta falar com a filha, em vão, pois esta parece alheia a tentativa da mãe em se comunicar.Diante disto, a mãe decide levar a criança até o médico, este lhe dá informações sobre os sintomas que a criança vem apresentando, ao que tudo indicasão sintomas clássicos de autismo, porém se configuram de uma forma que o Dr° ainda não compreende, necessitaria observa-la e trata-la. A senhora Ruth recebe de maneira negativa o diagnóstico do médico.

Em uma noite, a criança constrói uma estrutura super elaborada com cratas de diversos tipos, baralho, tarô em forma espiral, o que surpreende sua mãe, esta tira várias fotos e leva para oPsiquiatra, em uma tentativa de aformar que sua filha não é doente. O médico mostra seus outros pacientes à mãe, estes também com habilidades diversas e dificuldades de sociabilização, mas com o mesmo diagnóstico de Sally. A mãe presta muita atenção, principalmente em dois garotos que verbalizavam apenas sequências numéricas entre si.

A mãe, crê que a criança está se comunicando através da estruturafeita com as cartas,se empenha em desvendar o código, após compreender que aqueles dois garotos se cominucavam através de números primos, habilidade incrível para aquelas crianças, sem sentido para a comunicação usual, mas com sentido próprio para elas, constró um programa em 3D, com o intuito de entrar no mundo de Sally.

A mãe, ainda se recusa em tratar sua filha com o médico Psiquiatra, masé obrigada pelo Estado após um episódio em que a menina sobe em uma estrutura de mais de 40 metros e a mãe é acusada de negligência. Paralelo ao tratamento com o Dr°, a mãe constrói a estrutura elaborada pela filha, deste feito as duas conseguem se comunicar, mãe parece ter entrato em contato com o mundo interno da criança, enquanto esta consegue se despedir de seu pai, que segundo seu amigoMexicano, o mesmo encontrava-se na Lua.

A criança depois desse contato com a mãe volta ao seu comportamento normal.



Conclusão

O filme demostra algumas sutilezas quanto a questão do adoecimento infantil, trás à tona uma discução entre o rigor dos padrões médicos mecanicistas em diagnosticar, tratar e curar e esforços em compreender a subjetivade das pessoas em sua individualidade....
tracking img