Eniac banco de dados 2 portfolio 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MÓDULO -ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS -
















portfólio 1
BANCO DE DADOS 2...............................................................................................................................
Guarulhos
2012



















portfólio 1
BANCO DE DADOS 2









Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Banco de Dados 2.


Prof.Guarulhos

2012





[pic]

Respostas

.............................................................................................................


01)
SGA (System Global Area)
SGA é uma área de memória usada para armazenar informações de bancos de dados que são compartilhadas pelos processos do banco de dados. Ela contém dados e controla informações para o servidor Oracle.Está alocada na memória virtual do computador no qual o servidor Oracle foi instalado. A SGA consiste em diversas estruturas de memória:
Shared Pool: é usada para armazenar instruções SQL mais executadas recentemente.
(Library Cache / Shared SQL Area) e os dados do dicionário de dados (Dictionary Cache) mais usados. Essas instruções SQL podem ser submetidas por um processo de usuário, ou, no caso deprocedimentos armazenados, lidas do dicionário de dados. A ocupação ocorre segundo um algoritmo LRU (Least Recently Used), isto é, os mais acessados ficam por mais tempo.
Data Buffer Cache: é usado para armazenar em blocos (Data Block Buffers) os dados mais usados recentemente. Os dados são lidos e gravados nos arquivos de dados.
BLOCO: representa a menor unidade manipulável para o banco.
Cadabloco pode estar em quatro estados:
LIVRE: Ainda não foi preenchido com algum dado proveniente de disco. No instante imediatamente posterior à abertura do banco, só há blocos livres.
OCUPADO: Já foi preenchido. A ocupação também acontece segundo um algoritmo LRU (LeastRecently Used).
SUJO: Já foi preenchido e alterado, portanto deve ser gravado em disco brevemente.
Redo Log Buffer: é usadopara controlar as alterações efetuadas no banco de dados pelo servidor e pelos processos de segundo plano. Registra todas as transações 'comitadas'. Trata-se de uma lista circular, cujo conteúdo é gravado periodicamente nos Redo Log Files. As transações não 'comitadas' residem em áreas de rollback (memória ou disco).
Roll Back: Possui um dados que podera ser reaproveitado caso a transação que oalterou seja finalizada sem o commit.

02)
PGA (Program Global Area)
Região privativa de cada sessão na qual são armazenados dados temporários, tais como: variáveis ou endereços de rotinas.
Cada conexão provoca a criação de uma pequena área na PGA.

03)
Processos de segundo plano (background)
Têm como finalidade principal integrar as estruturas de memória aos arquivos em disco.
Essesprocessos executam funções comuns que são necessárias para as solicitações de serviço de usuários simultâneos, sem comprometer a integridade e o desempenho do sistema.
Eles consolidam funções que, de outra forma, seriam tratadas por diversos programas Oracle executados para cada usuário. Os processos de segundo plano executam tarefas de E/S e monitoram outros processos Oracle, para oferecer maiorparalelismo, o que aumenta o desempenho e a confiabilidade.

PROCESSOS
Pequenos programas que executam tarefas específicas: integração entre as estruturas de memória e os arquivos em disco, conexão ao servidor, etc.
PROCESSO USUÁRIO
Cada vez que ocorre uma conexão, dispara-se um processo usuário executado na estação cliente. Eles têm a função de encaminhar ao servidor as requisições do cliente....
tracking img