Enhengaria

337 palavras 2 páginas
FACULDADES PITAGORAS DE LINHARES
Humanidades – 1º Eng. B Noturno

p. 77

ATIVIDADES DO LIVRO FILOSOFANDO
P. 77, 85 e 86

2. Os tópicos relacionados a seguir visam verificar a compreensão dos temas abordados na subunidade 1.1. Explique cada um deles:
a) funções dos mitos entre os “primitivos”;
b) mito e magia;
c) mito e religião;
d) mitos contemporâneos.
3. Faça um paralelo entre: mito/ciência; magia/técnica
4. Enfoque alguma personalidade conhecida e marcante do cenário artístico ou político e analise seu componente mítico expressivo.
p. 85 e 86
1. Os tópicos relacionados a seguir visam verificar a compreensão dos temas abordados no capítulo. Explique cada um deles:
a) diferenças e semelhanças entre mito e filosofia;
b) fatores que aceleraram o apar ecimento da filosofia na Grécia.
4. Qual a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga? E nas modernas democracias, o que constituiria nossas “ágoras”?
5. Se o advento da escrita na Grécia antiga foi importante para o nascimento da filosofia, discuta e que medida, ainda hoje, os altos índices de analfabetismo em alguns países constituem um obstáculo para o desenvolvimento da consciência crítica dos seus cidadãos. 6. Leia o fragmento de um texto de Empédocles e identifique os eleme ntos que denotam continuidade em relação ao pensamento mítico:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens ”
“Esta (luta das duas forças) é manifesta na massa dos membros humanos: às vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade, na culminância da vida florescente; outras, divididos pela cruel força da discórdia, erram separados nas margens da vida. Assim também com as árvores e peixes das águas, com os an imais selvagens das montanhas e os pássaros mergulhões levados

Relacionados

  • atps equações diferenciais 1º etapa
    695 palavras | 3 páginas