Engrenagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ENGRENAGENS


1.1 CLASSIFICAÇÃO GERAL
As engrenagens são classificadas de diversas formas que dependem do tipo de uso a que se destinaram. Seguem os principais tipos.

1.1.1 Engrenagens cilíndricas de dentes retos
Os dentes são dispostos paralelamente entre si e em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança deposição das engrenagens em serviço, pois é fácil de engatar. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.


1.1.2 Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais
Os dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo. É usada em transmissão fixa de rotações elevadas por ser silencioso devido a seus dentesestarem em componente axial de força que deve ser compensada pelo mancal ou rolamento. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90º).


1.1.3 Engrenagens cônicas de dentes retos
É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de interseção é geralmente 90º, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodascônicas têm um formato também cônico, oque dificulta sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e direção da força, em baixas velocidades.





1.1.4 Engrenagens cônicas de dentes curvos
As engrenagens cônicas de dentes curvos são empregadas na transmissão de movimento entre eixos concorrentespodendo ser empregadas em velocidades bem mais elevadas que os outros tipos.

1.2 PERFIL EVOLVENTE

1.2.1 Circunferência de base
Circunferência sobre a qual rola a reta que contém o ponto geratriz.

1.2.2 Reta geratriz
Reta que rola sobre a circunferência de base e contém o ponto geratriz da evolvente.

1.2.3 Ângulo de incidência
Ângulo formado pelo raio vetor e o raio da circunferênciade base, que contém o ponto de tangência da reta geratriz com a circunferência de base.

1.2.4 Raio da evolvente
É a distância entre o ponto de tangência C da reta geratriz e o ponto gerador P na curva evolvente.


1.3 CINEMÁTICA DO ENGRENAMENTO

1.3.1 Lei fundamental do engrenamento
A lei fundamental do engrenamento determina as velocidades angulares de um par de engrenagens em umarelação constante, uma vez, que os dentes promovem movimento sem escorregamento.
Uma condição para que a lei fundamental do engrenamento seja verdadeira é que o perfil do dente das duas engrenagens deve ser conjugado ao outro. Uma maneira de conjugar as engrenagens é usando o chamado evolvental para lhes dar forma.

1.3.2 Perfis conjugados
Para obter a esperada relação de velocidades, de doispares de dentes, a linha normal de seus perfis deve passar através do correspondente ponto primitivo, que é definido pela razão de velocidade. Os dois perfis que satisfazem esse requerimento são chamados de perfis conjugados.

Apesar das muitas formas de dentes que são possíveis, apenas duas satisfazem a lei fundamental, e essas são de uso geral: perfil cicloidal e evolvental. A evolvente possuivantagens importantes, são fáceis de confeccionar e a distância central entre um par de engrenagens evolventes pode variar sem mudar a relação de velocidade. Assim, uma tolerância estreita entre a posição dos eixos não é exigida, o que faz com que a curva conjugada mais usada seja a evolvental.
1.3.3 Engrenamento de duas evolventes
Perfis de dentes de engrenagem têm como função essencial transmitirmovimento rotatório de um eixo para outro. Na maioria dos casos, um requisito complementar seria a transmissão de movimento rotatório uniforme.
Dois perfis de dentes de engrenagens casados são excêntricos, onde um perfil age contra o outro produzindo o movimento relativo desejado. A ação entre tais dentes, onde o movimento rotatório uniforme é transmitido, é chamada de ação conjugada para...
tracking img