Engrenagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1341 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MECÂNICA APLICADA















Professor: VENANCIO

Érika Pedroso Vinhas – RA: 0901347089;


Engenharia de Controle e Automação – 6ª Série Noturno
Faculdade Anhanguera – São José dos Campos




Engrenagens

Introdução

Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quaissão fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento, quando um dente daengrenagem motora tenta transmitir velocidade além da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.

Engrenagens cilíndricas de dentes retos

Tipo mais comum de engrenagem, chamada de engrenagem cilíndrica de dentes retos, figura1 , em inglês “spur gear”. O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designar.
atransmissão. Uma transmissão por engrenagens é composta de dois elementos ou mais. Quando duas engrenagens estão em contato, chamamos de pinhão a menor delas e de coroa a maior. A denominação não tem relação com o fato de que um elemento é o motor e outro é o movido, mas somente com as dimensões.

[pic]

Figura 1Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos

Engrenagem de dentes retos é usada para transmitir um movimento circular contínuo, entre eixos paralelos. São muito utilizadas em equipamentos como máquina de lavar roupa e relógio de corda, porém este tipo de engrenagem não é utilizada em carros tendo em vista que a cada vez que os dentes se encaixam há uma colisão entre eles. Isto faz com que elas sejammuito barulhentas. Há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão.

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais

Engrenagens cilíndricas de dentes inclinados, ou helicoidais, são construídas com
dentes que não são alinhados com a direção axial dos elementos de transmissão. São utilizadas quando é necessário construir reduções queocupem menor espaço axial e que gerem menor ruído. A primeira característica vem do fato de que a largura efetiva dos dentes é maior do que a de engrenagens cilíndricas de dentes retos e a segunda é devida ao Engrenamento gradual dos dentes.
A figura 2 mostra um conjunto de redução com esse tipo de Engrenamento. As
engrenagens têm os dentes inclinados em sentido oposto uma da outra, para permitir oengrenamento sem que os dentes se cruzem. Se imaginarmos o conjunto em movimento, é fácil observar o engrenamento gradual. Considere a engrenagem da direita movendo a da esquerda: a parte do dente mais próxima da face frontal das engrenagens entra em contato primeiro e o restante do dente vai gradualmente entrando em contato com o resto do dente conjugado. Também é possível observar que orolamento entre os dentes ocorre num plano inclinado em relação à face do conjunto. Assim, o perfil evolvente deve ser gerado em torno de um cilindro que também está inclinado em relação aos eixos das engrenagens.

[pic]

Figura2 Engrenagens Cilíndricas de Dentes Inclinados (Helicoidais)

Engrenagens de dentes inclinadosgeram esforços axiais, já que o contato ocorre em um
plano inclinado em relação ao eixo dos elementos. Para suportar esses esforços deve-se prever a utilização de mancais de escora ou mancais radiais, como os rolamentos de contato angular. Uma providência de projeto bastante comum é a montagem de uma redução com dois pares de engrenagens, cada conjunto gerando esforços axiais em uma direção. Com...
tracking img