Engrenagens em sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO

ENGRENAGENS PLANETÁRIAS

CURITIBA
2011
LUCAS Marcius Boschilia e Santos
PATRÍCIA CARANDRELI

ENGRENAGENS PLANETÁRIAS

Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial de APS na disciplina de Instrumentação e Controle do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Positivo.

Orientador: Prof. Eduardo Torres da Rocha.

CURITIBA
2011SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS iii
1 INTRODUÇÃO 1
2 ENGRENAGENS PLANETÁRIAS 2
2.1 ENGRENAGENS PLANETÁRIAS PARA MOTORES ELÉTRICOS 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

LISTA DE FIGURAS

Figura 21 - Sentido de rotação das engrenagens 2
Figura 22Montagem com engrenagem externa 3
Figura 23 - Sentido de giro dos pinhões e engrenagem anelar com solar fixa 4
Figura 24 - sentido de giroinverso 5
Figura 25 - Engrenagens planetárias para servo motores com flange 6
Figura 26 - redutor combinado com engrenagens planetárias e um eixo flangeado 7

INTRODUÇÃO
Dos muitos desafios da Engenharia atual têm sido desenvolver sistemas de transmissão de potência que tenham melhor rendimento e consequentemente menos perdas, sejam elas por atrito, deformação, calor, ajustes ou desgaste. Paratal, análises de sistemas já existentes se fazem necessários, visto que já foram concebidos dezenas de modelos de sistemas para transmissão com inúmeras vantagens, porém com algumas deficiências no critério eficiência.
Neste trabalho, será feita uma breve abordagem sobre o modelo de transmissão por engrenagens planetárias, exemplificando seu funcionamento, aplicações e melhorias utilizando.ENGRENAGENS PLANETÁRIAS
As engrenagens planetárias são utilizadas para aumentar ou diminuir o torque dos motores ou atuadores, aumentar a velocidade, transmitir o movimento, inverter o sentido da rotação. É basicamente a “alavanca” que permite o motor movimentar grandes cargas sem ter que gastar muita potência ou esforço.
Existe uma relação inversa entre velocidade e torque, ou força, porexemplo, um mecanismo quando está parado, precisa de um grande torque para colocá-lo em movimento, uma vez iniciado, este grande esforço precisa ser convertido em velocidade, para manter ou acelerar o movimento, aí entram as engrenagens, para reduzir e aumentar a rotação, bem como inverter o sentido do movimento.
Antes de entender o conceito de engrenagens planetárias, é importante ter bem claro oconceito de engrenagem, redução, formato e funcionamento.
Quando duas engrenagens estão interligadas como mostra a Figura 21, elas irão girar em direções opostas, ou seja, quando a engrenagem pequena gira no sentido horário, fará com que a engrenagem grande gire no sentido anti-horário, isto é importante quando se faz necessário gerar um movimento contrário ou reverso.

Figura [ 2 ] [ 1 ] -Sentido de rotação das engrenagens |
|
FONTE: ENGRENAGENS, 2011. |
A relação fornecida por estas engrenagens está vinculada ao número de dentes de cada uma, tanto a de entrada como a de saída, esta relação pode ser encontrada dividindo-se o número de dentes da engrenagem de saída pelo número de dentes da engrenagem de entrada, conforme fórmula abaixo.

Relação de transmissão=Número de dentesengrenagem de saídaNúmero de dentes engrenagem de entrada

Quando uma engrenagem externa está engrenada com uma interna, conforme a Figura 22, elas irão girar na mesma direção, isto é necessário para obter uma troca no sentido do movimento.

Figura [ 2 ] [ 2 ]Montagem com engrenagem externa |
|
FONTE: ENGRENAGENS, 2011. |

O sistema de engrenagens planetárias consiste em uma série de 3engrenagens em contato, formadas por uma engrenagem solar, alguns pinhões e a engrenagem anel externa.
Cada pinhão é montado em uma carreira de eixos no eixo dos pinhões. A engrenagem solar fica no centro da montagem, onde com o giro movimenta os pinhões que transmitem a rotação para a engrenagem anel externa. Esta montagem é chamada de engrenagens planetárias, pois os pinhões giram em torno...
tracking img