Engenhos coloniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fala1: O primeiro engenho construído no Brasil foi devido às ordens de Martim Afonso de Sousa (1533) na capitania de São Vicente. Chamou-se engenho São Jorge. Mais tarde, adquirido pelo alemãoErasmo Esquert, passou a ser conhecido como S. Jorge dos Erasmos. Em 1535, próximo de Olinda (Pernambuco) era construído outro importante engenho, chamado Nossa Senhora da Ajuda ou Engenho Velho, depropriedade de Jerônimo de Albuquerque.

Fala2:  Pero de Magalhães Gandavo, escrevendo possivelmente na sexta década do século XVI, nos relaciona os engenhos por esta época existentes no Brasil:ltamaracá - um engenho e dois em construção 
Pernambuco - vinte e três engenhos, dos quais três ou quatro em construção
Bahia de Todos os Santos - dezoito engenhos 
Ilhéus - oito engenhos
Porto Seguro - cincoengenhos
Espírito Santo - um engenho
São Vicente - quatro engenhos
Gandavo fornece assim um total de 62 engenhos de açúcar, sendo cinco ou seis em construção. (Resuma) 

Fala3: As fazendasprodutoras de açúcar no período histórico da colonização no Brasil eram referidas como engenho de açúcar. O termo também define as maquinas utilizadas para moer a cana-de-açúcar. Os engenhos de açúcar erampredominantes no nordeste e destinavam a sua produção de açúcar para a metrópole portuguesa e para o mercado europeu.O engenho era composto pela casa-grande, senzala, capela, horta e casa de moenda.Era utilizada a mão-de-obra escrava dos negros africanos. 

Fala4: Ambrósio Fernandes Brandão, autor dos "Diálogos das Grandezas do Brasil" (1618), afirma-nos que um bom engenho devia contar, nomínimo, com cinqüenta escravos, quinze juntas de bois, além de muita lenha e dinheiro.  

Fala5: A casa-grande foi casa de morada, vivenda ou residência do senhorio nas propriedades rurais do Brasil colôniaa partir do século XVI. Tudo no engenho girava em torno da casa-grande, sendo ela uma espécie de centro de organização social, política e econômica local. No Brasil colonial, a casa-grande era...
tracking img