Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ZAMBEZE
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Direção de Engenharia Mecatrónica




Documento de Candidatura ao
Fundo de Desenvolvimento Institucional – Assistência Financeira à inovação Pedagógica


Para:


Laboratório de Eletrónica Analógica e Digital







Beira, Outubro de 2012






Candidatura de Assistência Financeira à inovação PedagógicaResumo

O presente documente, foi elaborado pela direcção da engenharia Mecatrónica da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Zambeze (Unizambeze), contempla a candidatura ao concurso do fundo do desenvolvimento Institucional (FDI) promovido pelo Ministério de Educação da Republica de Moçambique, no programa de apoio financeiro a investimentos no domínio da capacitação e inovaçãono ensino superior para melhorar a qualidade e a relevância do ensino.







O Projecto preparado por:

PROF. MSc. Eng. Enrique Santana Lopez e
PROF. Dr. Secundino Marrero Ramírez

Coordenado por:
Eng. Fernando A. Chichango








Beira, Outubro 2012







Conteúdo
1. Apresentação da Instituição 4
Objetivo principal do curso de mecatrónica 4
2.Objectivos do projecto 4
3. Razões de candidatura ao FDI 5
Situação Actual da FCT 5
Anseios 6
4. Resumo do Projecto de Candidatura 6
5. Etapas de implementação do Projecto 7
6. Plano operacional 8
7. Plano de sustentabilidade do laboratório 8
8. Orçamento do Projecto 8

1. Apresentação da Instituição
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unizambeze é umainstituição de ensino superior público, criada no intuito de responder as necessidades do país na carência de instituições de ensino superior públicos na área técnica. Localiza – se na cidade da Beira província de Sofala. A FCT está vocacionada na formação e ensino de novas tecnologias e pesquisas científicas, contempla até então, cinco cursos de formação superior nomeadamente: Ciências Atuariais, EngenhariaCivil, Engenharia de Processos, Engenharia Informática e Engenharia Mecatrónica.

O curso de engenharia mecatrónica da FCT, teve o seu inicio com o arranque das actividades na Unizambeze em 2009 na Cidade da Beira, neste momento conta com cerca de 270 estudantes distribuídos desde o primeiro até ao quarto nível.


Objetivo principal do curso de mecatrónica


Integração das potencialidadesdas novas tecnologias colocando-as de uma forma coerente ao serviço das funções tradicionais da Mecânica, Electricidade e Electrónica, na produção e manutenção de processos e produtos industriais.

Objectivos do projecto


Os objectivos fundamentais do presente projecto são os seguintes:

• Melhorar as capacidades de ensino e aprendizagem da Universidade com a aplicação detécnologías modernas do desenvolvimento de aplicações electrónicas com a participação principal dos estudantes e ao mesmo tempo impulsionar o processo de automatização de sistema produtivos da região.

• Criação de capacidade na região para o trabalho multidisciplinar com base nos grupos de investigação da Universidade para fazer analises, testes e reparações de diversos aparelhos e circuitoselectrónicos, fazer o projecto de circuitos analógicos e digitais dedicados, implementar na prática estes circuitos usando circuitos integrados e outros componentes padronizados, microprocessadores, microcontroladores e outros de alta escala de integração alem do uso de aplicativos (softwares) profissionais para o desenho, a simulação e modelação de sistemas eletrónicos empregando métodos computacionaise experimentais que permitam melhorar sua eficiência e avaliar o comportamento de processos industriais para sua optimização e desenho. Utilizando as capacidades e conhecimentos na área da Universidade, as bancadas de trabalho, os instrumentos de medida e outros aparelhos, as ferramentas, os componentes electrónicos e os métodos experimentais, será possível desenvolver um trabalho de grande...
tracking img