ENGENHARIAComunica O E Express Oexerc CiosLICAO1

681 palavras 3 páginas
EXERCÍCIOS
TEXTO E CONTEXTO: CONHECIMENTO LINGUÍSTICOS, ENCICLOPÉDICO, DE MUNDO E INTERACIONAL

1. Liste, no seu caderno, os conhecimentos prévios necessários para entender a mensagem que se passa abaixo:

2. Apesar de a seleção e combinação de palavras não seja a mais comum, é possível entender o sentido da poesia abaixo? Qual é ele? A que se deve esse entendimento?

3. Teste seu conhecimento linguístico. Na frase abaixo, há um sério compromentimento no entendimento de seu contexto. Refaça-a, permitindo restabelecer seu sentido.

“O novo paradigma da arquitetura tem como sentido que o novo paradigma por natureza ou, originalmente, não é em específico da arquitetura”.

4. Continue testando seu conhecimento linguístico. Agora, corrija os problemas nos dizeres abaixo:

5. Quais os conhecimentos que lhe permitem decifrar o duplo sentido da capa abaixo? E qual esse duplo sentido?

6. Sabemos que as palavras, muitas vezes, assumem significados diferentes, dependendo do contexto em que são usadas. Tendo em vista o enunciado acima, construa duas frases em que o verbo tocar assuma significados diferentes. (1,0)

Frase 1:
___________________________________________________________________________.
Frase 2:
___________________________________________________________________________.

7. O conhecimento ILOCUCIONAL permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional. Leia o texto abaixo e procure perceber quais os objetivos ou propósitos pretendidos pelo autor:

CRIME TIRO CERTEIRO
Estado americano limita porte de armas

No começo de 1981, um jovem de 25 anos chamado John Hinckley Jr. entrou numa loja de armas de Dallas, no Texas, preencheu um formulário do governo com endereço falso e, poucos minutos depois, saiu com um Saturday Night Special - nome criado na década de 60 para chamar um tipo de revólver pequeno, barato e de baixa qualidade. Foi com essa arma que Hinckley, no dia

Relacionados