Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 198 (49263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

LETICIA FREIRE DA ROCHA

Identidade do policial militar e dinâmica cultural

Orientadora: Profa. Dra. Alba Zaluar

Maio / 2008

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL

Identidade do policial militar edinâmica cultural

LETICIA FREIRE DA ROCHA

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – área de concentração em Ciências Humanas e Saúde, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientadora: Profa. Dra. Alba Zaluar

Maio / 2008 ii

C A T A L O G A Ç Ã O N AF O N T E U E R J / R E D E S I R I U S / C B C R672 Rocha, Letícia Freire da. Identidade do policial militar e dinâmica cultural / Letícia Freire da Rocha. – 2008. 157f. Orientadora: Alba Zaluar. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social. 1. Rio de Janeiro (Estado). Polícia Militar – Teses. 2. Stress pós-traumático – Teses. 3. Identidade(Psicologia) – Teses. 4. Policiais – Stress ocupacional – Teses. I. Zaluar, Alba. II. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. III. Título. CDU 331.442:351.74 _______________________________________________________________________________

Agradecimentos

Diante da tarefa cumprida, agradeço à pessoa mais responsável por esta jornada: minha orientadora, Alba Zaluar,que me recebeu com total disponibilidade e amabilidade em período já avançado do mestrado, quando meus colegas de turma já estavam a pleno vapor em suas produções com seus orientadores, e eu bati à sua porta com uma idéia e nenhuma produção. Custo a compreender como ela pôde fazer observações tão pertinentes e ter uma visão tão boa do conjunto do texto com tamanha rapidez. Mais uma vez, obrigadapor seu empenho, por sua motivação e por me proporcionar esta rica experiência de escrever uma dissertação de mestrado com a segurança de saber que contava com sua orientação atenta, exigente e estimulante. A Ana Silvia, revisora do texto, meu agradecimento por sua rapidez nas sempre urgentes leituras. Foi extremamente rica esta parceria com você, colocando as palavras certas nos lugares certos,para dar a fluidez adequada ao texto. Agradeço à minha mãe, Lucia, e ao Wellington, por se fazerem reconfortantemente presentes, mesmo nos momentos em que precisei estar só. Ao Wellington, agradeço especialmente sua paciente espera enquanto eu escrevia “só mais um parágrafo” e acabava levando horas e horas para lhe dar atenção. E a minha mãe, agradeço especialmente a torcida e os almoços e lanchinhospreparados com carinho e dedicação e levados para mim nos dias e noites que passei diante do computador. Agradeço também a meu pai, que de outro plano continua me inspirando na constante busca por conhecimento.

iii

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo analisar como o etos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro/PMERJ influencia e modifica a subjetividade dos policiaismilitares e de que forma essas modificações podem se manifestar como alterações na saúde destes sujeitos, abordando especificamente uma forma grave de adoecimento psíquico, que é o Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Buscou-se compreender a imagem que o policial militar faz de si mesmo, assim como a imagem que a sociedade faz da corporação PMERJ, a partir de um resumo histórico destacorporação, desde sua criação até os dias de hoje. Dentro da perspectiva de compor uma imagem do policial militar a partir de dentro e de fora, a autora relatou sua experiência como psicóloga e militar atuando dentro de uma unidade operacional, revelando um pouco mais desse universo particular militar.

Palavras-chave: polícia militar; identidade; formação militar; saúde do policial; transtorno do...
tracking img