Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O LEITE

[pic]

Entende-se por leite o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda. O mesmo é composto por água 87,5%, gordura = 3,5 a 4,0%, proteína= 3,0-3,6%, carboidratos= 4,2 a 5,0%, sais minerais= 0,7%.
Existem vários fatores que podeminfluencia a composição e qualidade do leite exemplo: espécie do rebanho, idade do animal, período de lactação, intervalo entre ordenhas, alimentação, temperatura e vacinações periódicas. O leite apresenta alto valor nutritivo se consumido adequadamente, rico em proteína, lactose, lipídeos e sais minerais tornando se um alimento completo.



ORDENHA

Ordenha é um trabalho de equipe entre a vaca,maquina e o operador,ordenha é o ato de coletar leite após um estímulo adequado na vaca para liberação de leite do úbere. Coletar o leite de uma vaca envolve muito mais do que uma extração mecânica. Basicamente, a ordenha é um esforço de equipe no qual a vaca, a máquina e o operador (ou o bezerro) possuem papéis fundamentais. Para que a ordenha seja rápida e completa, a vaca deve
receber os sinaisadequados do seu ambiente. Uma vez que a ejeção do leite é desencadeada, o leite é expulso para fora do alvéolo pelas células mioepiteliais
(musculares) e forçado para dentro do sistema de ductos. Então, a ação da boca de um bezerro, da mão de um operador ou do conjunto de uma máquina pode coletar o leite que é drenado para a glândula e para o canal do teto.











REFLEXO DE EJEÇÃO DO LEITEINICIAÇÃO DA DESCIDA DO LEITE


[pic]


EQUIPAMENTO DE ORDENHA

[pic]




ATIVIDADE DE ORDENHA



[pic]




ARMAZENAMENTO DO LEITE

O armazenamento do leite é feito logo após sua ordenha em tanques de aço inox esterilizado onde seu resfriamento é feito de imediato a uma temperatura abaixo de 4° podendo assim se manter por 48 horas ate sua laboração e a uma temperatura de 4° a 6° podendo semantiver por 36 horas mantendo seus valores nutritivos.o mesmo é identificado por etiqueta e ficha de rastreabilidade onde a mesma permite a identificação de todos os dados do produto, como lote, data da ordenha, fornecedor, volume de leite, resultados de testes laboratoriais, matricula da cooperativa e vencimento do produto.


TRANSPORTE DO LEITE ATE A INDÚSTRIA


O transporte do leite é feito comveiculo especial, dotado de um tanque de aço inoxidável esterilizado ate seu ponto de resfriamento, evitando assim o aumento de bactérias já existentes no leite, mantendo suas propriedades nutritivas. Observando que o resfriamento do leite não mata bactérias e sim inibe sua multiplicação.

Objetivo:
Melhorar a qualidade na prestação de serviços no transporte de leite a granel; O atendimento ao produtornas fazendas; A coleta de amostras e transportes até o posto de resfriamento Mostrar para as transportadoras, a importância de um bom relacionamento entre transportador, produtor e cooperativa; Atender todas as regras técnica.




RECEBIMENTO DO LEITE NA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO


No ato de recebimento do documento fiscal da carga anexado com laudo de qualidade do produto, é feito de imediatoa retirada de amostra do mesmo para novos testes qualitativos visando à procedência do produto e suas especificações.
Em seguida o leite é bombeado para os tanques de resfriamento o mais rápido possível para seu resfriamento reduzindo assim o risco de aumento de sua flora bacteriana.
Após a confirmação dos testes de conformidade da qualidade do leite, o mesmo se torna matéria prima para seussubprodutos, como queijos, iogurtes, e seus derivados.



PROCESSO PRODUTIVO DO QUEIJO




[pic]





Recepção do leite no processo produtivo

O leite é encaminhado ao processo produtivo da empresa através de dutos interligados aos tanques de resfriamento da empresa que funciona como canais de distribuição dentro do processo visando assim maior agilidade e higiene, devido não ter o contato direto com...
tracking img