Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos na natureza.
Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.
Qualquer objeto natural, direta ou indiretamente percebidos pelos nossos sentidos eque pode ser medido ou traduzido em números, recebe o nome de grandeza física. A propriedade fundamental de uma grandeza é sua capacidade de ser medida.
Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas deunidades; exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, aceleração, etc.
Mensurar uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, tomando como referência, o que é chamado de padrão de medida ou unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida.

DEFINIÇÃO

Grandeza Física é tudo aquilo quepode ser medido, isto é, mensurado e associado a um valor numérico e a uma unidade de medida, como por exemplo: o tempo, o comprimento, a velocidade, a aceleração, a força, a energia, a temperatura, a pressão, etc.

CLASSIFICAÇÃO DAS GRANDEZAS

Por sua Origem
• Grandezas Fundamentais
• Grandezas Derivadas

Grandezas Fundamentais ou Primitivas
São as grandezas ditas primitivas aquelas asquais não dependem de outras para serem definidas, sendo elas somente sete: comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, intensidade luminosa, temperatura termodinâmica e quantidade de matéria.

Grandezas Derivadas
São definidas por relação entre as grandezas fundamentais e expressas por fórmulas matemáticas. Dessa forma, a velocidade é expressa pelo quociente entre ocomprimento e o tempo, que são grandezas fundamentais.
Exemplos: velocidade, força, potência, etc.

Por sua Natureza
• Grandezas Escalares
• Grandezas Vetoriais

Grandezas escalares
São grandezas que ficam completamente determinadas quando delas se conhecem a intensidade, ou seja, o valor numérico e a correspondente unidade de medida. São exemplos de grandezas físicas escalares: densidade, pressão,área, potência, energia, temperatura, comprimento, resistência elétrica, massa, tempo.

Grandezas vetoriais
São grandezas que só ficam completamente determinadas quando delas se conhecem, além do valor numérico e correspondente unidade de medida (intensidade), a sua direção e sentido de atuação (orientação). A direção de uma grandeza física corresponde a um segmento de reta, e o seu sentido, érepresentado por uma seta. São representadas matematicamente por vetores. São exemplos de grandezas físicas vetoriais: força, aceleração, velocidade, torque, quantidade de movimento, deslocamento, indutância, campo elétrico, campo magnético.

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (S.I.)

A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cadaregião, cada cidade teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado (antiga medida de comprimento equivalente a 66 cm).
A necessidade de converter uma medida em outra era tão importante quanto a necessidade de converter uma moeda em outra. Naverdade, em muitos países, inclusive no Brasil dos tempos do Império, a instituição que cuidava da moeda também cuidava do sistema de medidas. Em 1789, numa tentativa de resolver esse problema, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciências da França que criasse um sistema de medidas baseado numa “constante natural”, ou seja, não arbitrária. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal,...
tracking img