Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento e Sustentabilidade na Engenharia de Petróleo e Gás


O conceito de sustentabilidade começa a ser definido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, no período compreendido entre 5 a 16 de junho de 1972 em Estocolmo (Suécia). Foi a primeira conferencia das Nações Unidas tratando sobre o meio ambiente e das relações humanas com o mesmo.Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a ECO-92, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento onde foi consolidado o que chamamos de desenvolvimento sustentável. Um dos grandes méritos da ECO-92 foi unir questões sobre o meio ambiente e desenvolvimento na mesma pauta. Termo esse que já havia sidodefendido pela Comissão Brundtland em 1987.
Sustentabilidade está intimamente relacionada com responsabilidade social nas empresas e organizações. Prova disso é que a idéia de ‘’sustentabilidade’’ é um diferencial, atingindo assim uma vantagem competitiva sobre os demais. O mercado de energia, por exemplo, ganhou expansão e mais destaque com o surgimento das energias renováveis. A estratégiade aquisição de vantagem competitiva pelas empresas é mostrada através de uma forma expressamente declarada na elaboração de “Relatório de Sustentabilidade” como as empresas o classificam.
Entre tantas definições que o termo sustentável pode ter, pode-se também definir como a capacidade do ser humano interagir com o meio ambiente, e preservá-lo para que os recursos naturais não sejamcomprometidos e com isso prejudique as próximas gerações. É um termo simples com definição abrangente e complexa, pois atende um conjunto de variáveis interdependentes.
Podemos dividir conceitualmente o desenvolvimento sustentável em três itens: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica
A sustentabilidade ambiental consiste namanutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitação, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
A sustentabilidade econômica, enquadrada no âmbito do desenvolvimentosustentável é um conjunto de medidas e políticas que visam à incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. A sustentabilidade sócio-política centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como socioeconômica. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.O conceito de desenvolvimento sustentável é um conceito que abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento econômico, equidade social e a proteção do ambiente. Com isso para que um empreendimento humano seja considerado sustentável é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.Em caso recente, onde sustentabilidade ganhou foco, pode-se citar a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS)) cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Além de questões ambientais foram abordados aspectos relacionados à questões sociais como a falta de moradia e outros.
Uma dasprincipais objetivos, que era a expectativa de que fosse determinado metas de desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, não foi atingida. O documento apenas cita que eles devem ser criados para adoção a partir de 2015.
Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do...
tracking img