Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lubrificação e manutenção
Os lubrificantes são uma parte vital da sua máquina, um elemento crítico do seu sistema
a) Melhoram o desempenho dos componentes individuais
b) Aumentam a vida útil da sua máquina
c) Reduzem o consumo de combustível e óleo

Os óleos para motores foram formulados para optimizar o desempenho dos motores, reduzindo os consumos de combustível e óleo. Todos os óleospara motores:
a) Reduzem o consumo de óleo e combustível graças à baixa fricção
b) Mantêm o motor limpo, mesmo em condições severas de operação
c) Reduzem o desgaste e prolongam a vida do motor

O manuseamento correcto dos lubrificantes irá proteger o seu motor e o ambiente. Eis algumas recomendações:
Mude o óleo e o filtro nos intervalos recomendados
Cada hora de operação extra representaum aumento da contaminação do óleo, sendo, por isso, o desgaste dos componentes da máquina maior no fim da vida útil do óleo.
O não cumprimento dos intervalos de mudança do óleo pode causar danos ainda mais graves, tais como segmentos gripados no motor ou aumento do desgaste dos dentes das engrenagens da transmissão.
Os filtros de óleo devem ser substituídos sempre que se mudar o óleo, pois ascaracterísticas do óleo novo deterioram-se rapidamente quando se usam filtros velhos. Quando os filtros de óleo ficam entupidos, obstruindo a circulação do óleo, existe um maior risco de aumento da temperatura, o óleo deixa de fluir, causando a falha dos componentes.
Assegure boas condições de limpeza na área de trabalho sempre que mudar o óleo.
A falta de limpeza durante o abastecimento do óleoé a principal fonte de contaminação, levando ao desgaste, erosão, corrosão e funcionamento deficiente. Por isso é muito importante que a área de trabalho esteja limpa, principalmente em volta do furo de enchimento. Em motores de pequeno porte recomenda-se o uso de um funil com pelo menos 20mm de passagem na zona mais estreita.

Óleos sintéticos
A utilização de óleos sintéticos e de outros nãominerais permitem a economia de combustível, de dinheiro gasto no próprio óleo pois como a sua ligação química é muito mais resistente, a sua viscosidade mantêm-se ao longo de grandes períodos de utilização enquanto que os óleos minerais, devido à sua ligação química serem cadeias longas de hidrocarbonetos, estas são rapidamente cortados, perdendo-se assim viscosidade, por outro lado os óleossintéticos apresentam uma variação de viscosidade menor com a variação da temperatura, dai serem imprescindíveis em motores que têm a relação elevada de cavalos por cm3 (mais de 100Cv para 2000 cm3).
Também a sua utilização permite alongar a mudança do filtro de óleo até para o dobro. Recomenda-se 30000km em viaturas ligeiras mas num período inferior a 2 anos.
Com o uso de óleos sintéticos, omotor mantém-se limpo sem acumular sedimentos no cárter.
Há óleos como o HAVOLINE ENERGY 5W-30 da Texaco, que permite uma grande durabilidade do motor, com poupança na manutenção e principalmente na poupança em combustível, sendo indicado pelo fabricante uma poupança de combustível de 9%. Fonte: Texaco FICHA TECNICA Cod: 40123 26/06/2006
O autor confirmou que o uso no Citroen CX2500 de 1980 aredução foi de 10% e no seu Mercedes C200D de 1994 a redução foi de cerca de 13%.

Verifique o nível de óleo
Um nível de óleo muito baixo é uma causa frequente de avarias nos componentes. Por isso, verifique sempre os níveis do óleo do motor, da transmissão, do sistema hidráulico e dos eixos a intervalos regulares.

Análise do óleo
Em motores de grande cilindrada como os de camião ou máquinas, oemprego regular da análise de óleo fornece-lhe igualmente informações importantes, as quais lhe permitem planear substituições de componentes atempadamente, antes de começarem a surgir problemas, evitando, assim, danos caros e a imobilização do camião/máquina.
Através do uso regular da análise de óleo obtém-se um diagnóstico bastante completo do estado da máquina. A análise fornece inúmeras...
tracking img