Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| RESUMO DE PESQUISA Física Experimental IPROF: Wilton Araujo | TURMA 3001 |

ALUNO (A): DANIEL MACIEL ALVES MATRÍCULA: 201101041943

CLASSIFICAÇÃO DE ERROS

Erro sistemático:é a parcela de erro sempre presente nas medições realizadas em idênticas condições de operação. Um dispositivo mostrador com seu ponteiro "torto" é um exemplo clássico de erro sistemático, que semprese repetirá enquanto o ponteiro estiver torto.

Erro aleatório: Quando uma medição é repetida diversas vezes, nas mesmas condições, observam-se variações nos valores obtidos. Em relação ao valormédio, nota-se que estas variações ocorrem de forma imprevisível, tanto para valores acima do valor médio, quanto para abaixo. Este efeito é provocado pelo erro aleatório.
Diversos fatores contribuempara o surgimento do erro aleatório. A existência de folgas, atrito, vibrações, flutuações de tensão elétrica, instabilidades internas, das condições ambientais ou outras grandezas de influência,contribuem para o aparecimento deste tipo de erro.

Erro grosseiro: É, geralmente, decorrente de mau uso ou mau funcionamento do SM. Pode, por exemplo, ocorrer em função de leitura errônea, operaçãoindevida ou dano do SM. Seu valor é totalmente imprevisível, porém geralmente sua existência é facilmente detectável. Sua aparição pode ser resumida a casos muito esporádicos, desde que o trabalho demedição seja feito com consciência. Seu valor será considerado nulo neste texto.

Erro Absoluto (δX): É a diferença algébrica entre o valor medido (Xm) e o valor aceito como verdadeiro (Xv).

ErroRelativo (ε): É definido como a relação entre o erro absoluto (δX) e valor aceito como verdadeiro (Xv) de uma grandeza, podendo ou não ser expresso em percentual.

Erros de construção e ajuste:
-Erros de graduação da escala na indústria.
- Erros de ajuste entre pinos e eixos, assim como de componentes elétricos.

Estes erros tendem a crescer com a idade do instrumento devido a:
-...
tracking img