engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

INTRODUÇÃO

Observada a evolução da universidade brasileira, decorrente do desenvolvimento, os autores propõem maior intercâmbio de informações entre mestres e alunos. Desta forma, observando amplos parâmetros, estruturaram e elaboraram esta metodologia científica que tem por princípio, fornecer pressupostos do trabalho científico.
Além das técnicas e métodos, A. L. CERVO e P. A. BERVIAN,pretendem estimular o processo reflexivo, acentuando que eles podem ser cumpridos tanto a curto como em longo prazo. Assim, objetivam o trabalho em duas partes; uma que propõe o fundamento sobre os quais repousam o conhecimento científico e outra, que desenvolve a prática do estudo com precisão, organização, segurança e sobretudo conteúdo.

CAPITULO I

NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO1.0 – O conhecimento e seus níveis
Segundo os autores, o homem não age diretamente sobre as coisas, sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Sendo assim, existe uma série de conceitos que devem ser distinguidos, até os relativos a atividades não abordadas pela ciência. Para se alcançar resultados científicos, devem-se seguir processos metodológicos, para finalmente formarconhecimento amplo do espírito científico.
Cervo e Bervian citam J. M. Bochenski em Diretrizes do Pensamento Filosófico, p42, onde “nossas possibilidades são muito e até tragicamente pequenas. Sabemos pouquíssimo... superficialmente, sem grande certeza”.
A obra exemplifica, que o homem na sua complexidade se depara com situações físicas e intelectuais, de acordo com sua realidade social ecotidiana. Mas, além do seu aspecto externo e aparente, ele necessita explorar seu interior, buscando sua origem e investigando seus conceitos, valores e crenças.
Desta forma, os autores destacam quatro espécies de considerações, que abrangem este universo de realidades; os conhecimentos: empírico, científico, filosófico e teológico.


1.1 – O conhecimento empírico
Conhecimento empírico é oconhecimento do povo, obtido ao acaso, sem métodos e sem sistemas.
O homem comum, sem formação, rodeado de seus semelhantes, vê-os no momento presente e com a lembrança, prevê o que poderão fazer e ser no futuro. Este conhecimento se transmite de pessoa à pessoa e transcende gerações por meio da linguagem e é assim que se tem explicações referentes a razão de ser das coisas e dos homens.

1.2 – Oconhecimento científico
O conhecimento científico tende, além dos fenômenos, à busca de suas causas e leis. Segundo Aristóteles, o conhecimento só é absoluto quando descobrimos o motivo que produziu o fenômeno.
São características do fenômeno científico:
a) explica o motivo de suas certezas;
b) conhece o que há de universal na realidade, servindo para todos os casos da mesma espécie;
c) métodosistemático: não são ignorados fatos ligados entre si, tendo como objetivo encontrar e reproduzir este encadeamento por meio do conhecimento ordenado.
Assim, a ciência é o resultado do experimento demonstrado com objetividade só aceitando o que for provado.
Atualmente o conceito da ciência é outro, não é algo pronto, acabado ou definido. Ela não é posse de verdades imutáveis. Busca incessantementeas explicações e soluções. Procura rigorosamente aproximar-se da verdade.
A ciência é um processo dinâmico e renova-se constantemente, sendo um processo de construção.

1.2.1 – História do Método Científico
As ciências, em seu atual estado, resultam de tentativas ocasionais e de pesquisas cada vez mais metódicas e científicas, do que as etapas anteriores.
A ciência é uma das poucasrealidades que podem ser ligadas às gerações seguintes. Cada período histórico assimila resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos.
Cada época elabora suas teorias segundo a evolução onde se encontra, substituindo as antigas, passando a serem consideradas como superadas. O nível atual foi o núcleo de técnicas de ordens práticas, seus fatos e leis...
tracking img