Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Centro Universitário de Belo Horizonte











TÍTULO:


RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA À USINA TERMELÉTRICA DE IGARAPÉ





CURSO: ENGENHARIA ELETRICA 4º PERÍODO



Elaborado por:
IAGO CEZAR PEREIRA 11119226

SAULO SACRAMENTO


RENATO DAMIÃO






PROFESSOR ORIENTADOR: ARLETENOTA:








_______________________________


ASSINATURA DO PROFESSOR - UNIBH




Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012



Sumário
PREFÁCIO 3
INTRODUÇÃO 3
USINA TERMELÉTRICA 5
FUNCIONAMENTO 6






PREFÁCIO




Porincentivo da Professora Arlete, que leciona a Impactos Ambientais, no Centro Universitário de Belo Horizonte- UNI-BH, foi requerido, uma visita técnica a Usina Termelétrica de igarapé.
        O objetivo dessa visita técnica foi de proporcionar um contato com o ambiente de trabalho de uma indústria e receber noções sobre o controle de processos. Tais objetivos foram plenamente alcançados devidoà boa receptividade e orientação dadas pelos funcionários da Cemig.

INTRODUÇÃO




 A Companhia Energética de Minas Gerais — Cemig foi idealizada e fundada para dotar o Estado de infra-estrutura básica na área de energia elétrica. No início, em 1952, a Cemig era Centrais Elétricas de Minas Gerais, mas, em 1984, a Empresa foi transformada em Companhia Energética, fato que possibilitou aampliação dos seus objetivos, passando a atuar no fornecimento de outras fontes de energia.
        A Cemig, sediada em Belo Horizonte, é a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica a cerca 98% do estado de Minas Gerais, cobrindo uma área de quase 560.000km2 equivalente a extensão de um país do tamanho da França, atendendo a 5.500 localidades em 774 municípios mineiros, possuindocerca de 4,3 milhões de consumidores.
Reconhecida pelo alto padrão técnico de seu pessoal, a Cemig é considerada uma empresa modelo no setor elétrico brasileiro. A excelência técnica ultrapassou as fronteiras de sua área de concessão em Minas e pode ser vista em outros países das Américas, Ásia e África, onde a grife Cemig é marca de excelência na venda de serviços e de consultoria para a áreaenergética.
Outra ação pioneira da Empresa é o modelo de parceria com a iniciativa privada para a viabilização de empreendimentos hidrelétricos.
        A Cemig também investe na preservação do meio ambiente no Estado e no resgate do ecossistema nativo associado aos seus reservatórios e bacias.
Quantas usinas a Cemig possui?
        O sistema elétrico da Cemig conta com 35 usinas de geração,sendo 33 hidrelétricas, uma térmica e uma eólica. Desse total, 11 são consideradas de grande e médio porte e 24 são pequenas usinas. 
Atualmente, a Cemig está construindo a de Igarapava, no Triângulo Mineiro em parceria com a iniciativa privada.

Quais são as suas principais usinas?
        A primeira usina da Cemig foi Gafanhoto, situada no rio Pará, próxima à cidade de Divinópolis. Ela foiconstruída pelo Governo do Estado em 1946. Possui grande importância histórica, pois possibilitou a implantação da Cidade Industrial de Contagem.
Na primeira década (1952/1962), a Cemig construiu as usinas de Tronqueiras (rio Tronqueiras); Itutinga(rio Grande), Piau (rios Pinho e Piau) e Três Marias(rio São Francisco) — uma das maiores barragens do país na época de sua construção, em 1962. Maistarde, vieram outras usinas como Jaguara (rio Grande), São Simão (rio Paranaíba) — a maior usina da Cemig, Emborcação(rio Paranaíba), Nova Ponte(rio Araguari) e Miranda (rio Araguari). 
Como a energia elétrica é gerada?

        A usina hidrelétrica é implantada às margens de um rio e é composta de lago ou reservatório, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão.
        O lago,...
tracking img