Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRAGOGIA: avanço pedagógico ou “pedagogia de resultados” na educação profissional de alunos adultos/trabalhadores?
Antônia Vitória Soares Aranha (FAE-UFM)

1. Apresentação
Este trabalho é umasíntese de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida na Fiat Automóveis e defendida em 2000, onde buscou-se averiguar os novos processos organizacionais, a introdução de novos tecnologias e a relação coma atividade de formação profissional ali desenvolvida. Partindo do pressuposto que essa montadora constitui-se numa realidade expressiva em Minas Gerais e no Brasil, acredita-se que ela possacontribuir para elucidar aspectos relevantes do mundo do trabalho e da formação de adultos trabalhadores na atualidade.
Entre as elucidações advindas com a pesquisa, verifica-se a ampla e contínua utilizaçãoda andragogia enquanto referencial pedagógico do processo profissional de todo o grupo Fiat. E é este aspecto que pretende-se aprofundar nesse trabalho.

2. O Grupo Fiat e a amplitude de suaformação profissional
A Fiat Automóveis S. A. era, até 1999, a única montadora de automóveis instalada em Minas Gerais. Implantou-se em Betim, município da região da Grande Belo Horizonte, em 1976, numacordo polêmico, envolvendo enormes benefícios do Governo do Estado. É hoje a maior unidade da Fiat no mundo em produção, tendo atingido em 1977 o recorde de 2300 veículos produzidos em um só dia. Segundoinformações da empresa, ela “é a segunda maior montadora brasileira, a empresa número um de Minas Gerais e a maior exportadora privada do país”.(FIAT 20 ANOS DE DESAFIO, 1996).
Essa montadora, porém,é apenas uma das peças de um grande conglomerado internacional, o Grupo Fiat, composto de diversos tipos de empresas: automobilísticas, veículos industriais, máquinas agrícolas, aviação e até mesmoum clube de futebol, o Juventus italiano. O Grupo opera em 62 países, com 888 empresas que empregam cerca de 242.000 pessoas, das quais 95.000 fora da Itália. (LA FIAT S.p.A., 13/08/1998). Segundo...
tracking img