Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Tem-se dito que a história da civilização é a história da Engenharia. Certamente é verdade que civilizações altamente desenvolvidas são notadas através de suas conquistas neste ramo do conhecimento.

Ao se começar o estudo acadêmico de qualquer ramo da Engenharia, certamente recair-se-á numa questão básica: afinal, o que é Engenharia? Apesar da definição técnica ser de certamaneira simples, ainda que bastante subjetiva e ampla, tomaremos a liberdade de não enunciá-la, mas sim vislumbrar abaixo o que disseram da Engenharia algumas personalidades. Ao final, contemplaremos os principais ramos e suas aplicações.

Definições

A. M. Wellington (1887)

Seria bom se Engenharia fosse menos genericamente pensada como (...) a arte da construção. Num certo sentido, é todavia aarte de não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar, quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de uma maneira ou outra.

S. E. Lindsay (1920)

Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.

J. A. L. Waddel, Frank W.Skinner, Wessman (1933)

Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço.

Vanevar Bush (1939)Engenharia, num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.

T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)

Engenharia é a aplicação profissional e sistemática da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais a fim de produzir riqueza.

L. M. K. Boelter (1957)

Engenheiros participam de atividades que tornam os recursos naturais disponíveisnum formato benéfico para o homem e oferecem sistemas que operem ótima e economicamente.

John C. Calhoun, Jr. (1963)

É responsabilidade do engenheiro estar atento às necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da Engenharia a fim de cumprir essas necessidades.

Comitê de Certificação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (1982)Engenharia é a profissão na qual o conhecimento das ciências matemáticas e naturais, obtido através do estudo, experiência e prática, é aplicado com julgamento no desenvolvimento de novos meios de utilizar, economicamente, os materiais e forças da Natureza para o benefício da humanidade.

Definição Profissional

Um engenheiro profissional é competente por virtude de sua educação fundamental etreinamento para aplicar o método e visão científica para a solução de problemas e para assumir a responsabilidade no desenvolvimento e aplicação das técnicas e ciência especialmente em pesquisa, design, manufatura, supervisão e gerenciamento. Um engenheiro é pessoa qualificada por aptidão, educação e experiência para realizar funções da Engenharia.



Campos e Braços da Engenharia

Odesenvolvimento técnico do Século 19 ampliou consideravelmente o leque de campos da Engenharia e introduziu uma série de especialidades. O crescimento rápido de demandas do ambiente sócio-econômico no Século 20 alargou ainda mais essas especialidades. Vejamos aqui os principais ramos da Engenharia, em ordem alfabética. O engenheiro que trabalha em qualquer dos ramos abaixo geralmente requer conhecimentobásico os outros campos, pois a maioria dos problemas são complexos e interrelacionados. Assim, um engenheiro químico desenhando uma planta para refino eletrolítico de minérios precisa lidar com o desenho de estruturas, maquinário e dispositivos elétricos, bem como problemas puramente químicos.

Engenharia Aeronáutica e Espacial

Enfoca o desenho, manufatura, manutenção, teste e uso de aeronaves...
tracking img