Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista

Adelson Marcelo Moreira, RA:409646-0, Turma: EA7T17
Alessandro
Diego
Harua
Jair Modesto
Márcia Ap. Galeski Galiotto, RA: A13334-8, Turma: EA7Q17

Trabalho de Instrumentação Industrial

Sorocaba
2012
Adelson Marcelo Moreira
Alessandro
Diego
Harua
Jair Modesto
Márcia Galiotto

Trabalho de Instrumentação Industrial

Trabalho de em grupopara avaliação
Da Universidade Paulista campus de Sorocaba
Da disciplina de (Instrumentação Industrial)
Orientador Prof. Ricardo

Sorocaba
2012
Conteúdo
Sistema de Refrigeração: 4
Introdução: 4
Diagrama de Blocos de processo: 5
Reservatório de amônia: 6
O compressor: 7
O condensador: 8
Separador de líquido: 9
O evaporador: 10
Bomba de amônia: 11
A AMÔNIA 126.1 - RISCOS DOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO 14
6.2 - GESTÃO SEGURA DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO 15
INSTALAÇÕES 15
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 16
MEDIDAS DE PROTEÇÃO 17
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE TRABALHADORES 18
FONTES DE CONSULTA: 21

Sistema de Refrigeração:
Introdução:
Os sistemas de refrigeração por amônia consistem de uma série de vasos e tubulações interconectados, quecomprimem e bombeiam o refrigerante para um ou mais ambientes, com a finalidade de resfriá-los ou congelá-los a uma temperatura específica. Sua complexidade varia tanto em função do tamanho dos ambientes, quanto em função das temperaturas a serem atingidas. Como se trata de sistemas fechados, a partir do carregamento inicial, o agente somente é adicionado ao sistema quando da ocorrência de vazamento oudrenagem.
A quantidade de amônia nos sistemas varia de menos de 2.000kg a mais de 100.000kg, sendo um desafio, porém, calcular a quantidade da substância existente em sistemas antigos, mantidos em funcionamento, às vezes, há décadas. As pressões podem atingir níveis elevados, entre 10 a 15kg/cm2.
A produção do frio em circuito fechado foi proposta por Oliver Evans em 1805, e sua aplicação àindústria começou na segunda metade do século XIX. Os processos de refrigeração variam bastante, assim como os agentes refrigerantes. Porém, os princípios básicos continuam sendo a compressão, liquefação e expansão de um gás em um sistema fechado. Ao se expandir, o gás retira o calor do ambiente e dos produtos que nele estiverem contidos.
De uma forma simplificada, podem-se perceber quatro componentesdistintos nos sistemas de refrigeração: o reservatório, o compressor, o condensador, o separador de liquido, o evaporador e a bomba de amônia.
Diagrama de Blocos de processo:

Reservatório de amônia:

No reservatório de amônia o gás fica no seu estado original (liquido), onde não se pode passar de 75% do volume do tanque, como norma de segurança.
Este é composto com 2 válvulas de segurança e2 visores de nível com uma espessura de chapa de 22mm, trabalha-se com pressão normalmente a 12,5Kg que deixa a amônia a uma temperatura de 35ºC, mas o teste hidrostático é feito a 18Kg de pressão e com capacidade de 15.000litros de amônia.

O compressor:

O compressor é geralmente constituído por uma bomba dotada de um tubo de aspiração e compressão, possuindo um dispositivo que impede fugasde gás e entrada de ar atmosférico. Situado entre o evaporador e o condensador, aspira a amônia evaporada e a encaminha ao condensador sob a forma de um vapor quente sob pressão elevada, neste projeto o compressor é constituído de um motor de 800Cv de potencia com capacidade térmica de 2.800Kcal/hora da marca Mycom, o equipamento é controlada por um CLP (Controlador Lógico Programável) que visa emprimeiro lugar a temperatura do ambiente uma vez o set-point (-25ºC) alcançado, o compressor é desligado automaticamente até a temperatura ter uma perca de 1ºC (-24ºC).
O condensador:

O condensador é formado geralmente por uma série de tubos de diâmetro diversos, unidos em curvas, podendo ser dotados exteriormente de hélices que garantem o mais perfeito aproveitamento das superfícies de...
tracking img