Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE:

1. Quais as distribuições eletrônicas dos elementos químicos, níquel (Ni) e do mercúrio (Hg). Identifique o subnível mais energético e o mais externo de cada umdestes elementos.





2. Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processode confecção dos parafusos e pinos de titânio que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos edentaduras nos ossos da mandíbula e do maxilar.

Considerando que o número atômico do titânio é 22, responda as seguintes questões:

a) Qual a distribuição dos seus elétrons porsubníveis energéticos?
b) Qual a distribuição dos seus elétrons por camadas ou níveis energéticos?
c) Quais os quatro números quânticos do seu elétron mais externo?
d) Quaisos quatro números quânticos do seu elétron mais energético?





3. As soluções aquosas de alguns sais são coloridas. A coloração dessas soluções pode ser relacionada àpresença de um elemento de transição. Sabendo que estes elementos apresentam seu elétron mais energético situado no subnível “d”, qual dos elementos abaixo apresenta o maior número deelétrons no subnível “d”?Justifique.

a) 22Ti b) 46Pd c) 20Ca d) 21Sc e) 26Fe




4. Vanádio (Z = 23), elemento de transição, constituicomponente importante do aço para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, as resistências mecânicas e à corrosão do ferro. Quantos elétrons há no subnível 3d daconfiguração eletrônica do vanádio?

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5





5. Dê a configuração eletrônica dos seguintes íons:

a) Na+ b) Ca ++ c) Cl - d) S2-
tracking img