Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Temperatura da zona secundária de deformação no corte ortogonal
Brubeyk Garcia Nascimento, Wyser José Yamakami, Miguel Ângelo de Menezes, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento deEngenharia Mecânica, brubeyk@hotmail.com.

Palavras Chave: temperatura, zona secundária, corte ortogonal.

Introdução
Durante o corte do metal, altas temperaturas são geradas na região da arestaprincipal da ferramenta. Essas temperaturas influenciam a taxa de desgaste da ferramenta de corte e o atrito entre cavaco e ferramenta, limitando a aplicação de velocidades de corte altas e,consequentemente, as condições de máxima produtividade e duração das ferramentas. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do ângulo de cisalhamento na temperatura da zona de deformação secundária nocorte ortogonal e, por meio desse parâmetro, determinar as dimensões e as formas mais convenientes das ferramentas, aliada a um regime de trabalho que permita uma maior vida útil das mesmas.
Material eMétodos
Definiu-se um modelo matemático baseado nas equações da mecânica do contínuo e na teoria modificada dos planos de cisalhamento paralelo de Oxley1. A partir deste modelo, realizou-se umaavaliação do comportamento das curvas de temperatura da zona secundária em função do ângulo de cisalhamento no corte ortogonal, ângulo de saída e velocidade de corte para uma liga de Ti-6Al-4V.Resultados e Discussão
As temperaturas nas zonas primárias e secundárias foram obtidas para ângulos de saída γ (30° e 45°) e velocidades (37,5; 45; 52,5; 60 m/min) para cinco ângulos de cisalhamento.
AFigura 1 ilustra a temperatura máxima na zona primária (TS), o aumento de temperatura na zona primária (ΔTs), a temperatura máxima na zona secundária (Tmax), e o aumento de temperatura máximo na zonasecundária (ΔTm) e médio (ΔTf) em função do ângulo de cisalhamento.
Para o Ti-6Al-4V foi observado que a temperatura na zona secundária diminui com: o aumento do ângulo de cisalhamento, com redução da...
tracking img