Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
ATIVIDADE 2
1. A evolução humana é prova de que usamos com racionalidade perfeita nossas culturas e a recriamos a cada dia. Usamos as mãos para evoluir nossos instrumentos tecnológicos; a nossa inteligência para conhecer cada vez mais o universo. Somos capazes de transformar o universo e fazer dele uma morada fantástica. Ás vezes, usamos essa capacidade para transformar nosso cotidiano numinferno. A evolução cultural é a característica mais evidente do ser humano. Mas, a pergunta por que o ser humano evoluiu e evolui?, pode ser respondida de várias maneiras. Assinale o item que responde corretamente a questão acima:
a) Porque ele vive em sociedade como as abelhas ou as formigas.
b) Porque ele se percebeu capaz de criar, inventar, transformar e descobrir.
c) Porque ele éinteligente e tem cérebro.
d) Porque ele é capaz de manipular objetos, pois tem um polegar opositor.
2. O tipo de raciocínio em que se prevê a ocorrência de um evento com base em uma regra geral é chamado...
3. O tipo de raciocínio em que se faz uma série de observações para, posteriormente, formular uma regra geral é chamado...
4. O primeiro passo para responder a uma questão usando metodologiacientífica é tornar a questão o mais específica possível. Nesta etapa, o cientista:
5. O próximo passo para responder uma pergunta utilizando metodologia científica está no palpite ou previsão da resposta baseada no raciocínio, a investigação, ou intuição. Nesta etapa, o cientista deve:
6. Uma hipótese é um "adivinhar educado". Pode ser um palpite sobre o que a natureza vai fazer, ou sobre o motivo de anatureza fazer o que faz. "Hipóteses são suposições admitidas para utilização na concepção de teorias ou no planejamento de experiências ”O que faz uma declaração uma hipótese científica, em vez de apenas uma interessante especulação? Uma hipótese científica deve reunir 2 requisitos:
7. (VUNESP 2009) Analise os itens a seguir. I. Levantamento de deduções; II. Formulação de hipótese; III.Experimentos que podem ser realizados; IV. De um fato, retira-se um problema.
Os itens listados são etapas simplificadas do método científico. Pode-se prever que os passos lógicos desse método seriam:
2
8. (UFSC) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para seu mecanismo, baseando-se na causa e nos efeitos observados. Esse procedimento:
1. Faz parte do método científico.2. É denominado formulação de hipóteses. 4. Deverá ser seguido por uma experimentação. 8. Deverá ser precedido por uma conclusão. Dê como resposta a soma dos números das opções corretas.
9. Considerando-se conhecimentos de lógica e de história da filosofia, analise os itens seguintes.
(i) Todos os médicos são mortais.
(ii) Platão, autor da República, é mortal.
(iii) Platão é um médico.ATENÇÃO! FIQUE LIGADO!
SILOGISMO é o argumento típico dedutivo, composto de 3 proposições - Premissa Maior (P), Premissa Menor (p) e Conclusão (c) - onde 3 termos, Maior (T), Médio(M) e Menor (t), são compostos 2 a 2 Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência. Naspremissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.
Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
SOFISMA ou SOFISMO (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazerraciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentando-a sob esquemas...
tracking img