Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Civil



As obras mais antigas de que se tem notícia são as fortificações da cidade de Jericó (8000 AC). O exército Romano, em 230 AC, já tinha uma tropa especializada em Engenharia, as chamadas "fabri", cujos oficiais cursavam uma escola de treinamento para construção de fortificações, estradas e pontes em todo o vasto Império Romano. Antes que conquistasse o prestígio ealcançasse o desenvolvimento que tem hoje, foi preciso que a Engenharia percorresse um longo trajeto de seis mil anos, desde que o homem deixou as cavernas e começou a pensar numa moradia mais segura e confortável para a sua família.



• • • •

Materiais Utilizados Vegetação Madeiras Pedra Terra

Já os templos, os palácios e os canais, que foram marca registrada na Antigüidade, começaram afazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitações familiares. Foi na Idade Média, que a Engenharia ganhou novo e decisivo impulso. Entre os séculos VI e XVIII, os conhecimentos da área foram aproveitados sobretudo para fins militares, como a construção de fortalezas e muralhas ao redor das cidades. A atividade religiosa, principalmente na Idade Média,período em que a Igreja foi uma força paralela ao Império, impulsionou a construção de catedrais cada vez mais suntuosas.
Em uma época tão remota é curioso imaginar qual seria a técnica utilizada para transportar blocos de rocha tão pesados, sem instrumentos, equipamentos ou ferramentas apropriadas.



A Construção Civil juntou seus primeiros tijolos, no Brasil, no período colonial, com aconstrução de fortificações, igrejas, mosteiros, estradas, arruamentos.
Em 1549, com a decretação do Governo Geral, o engenheiro civil Luiz Dias foi incumbido pelo "governador das terras do Brasil", Tomé de Souza, de levantar os muros da cidade de Salvador (BA), a capital. Mas a criação de uma escola de Engenharia Civil brasileira só se daria com a chegada da Família Real ao País, em 1808, e aconseqüente fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro. Seu objetivo era formar oficiais da artilharia, além de engenheiros e cartógrafos. Em 1842, a academia foi transformada em Escola Central de Engenharia e, 32 anos depois, convertida em curso exclusivo de Engenharia Civil. Essa instituição é, hoje, a Escola Nacional de Engenharia. Curiosidade: O Brasil pode se orgulhar por ter formado o primeiroEngenheiro não branco do mundo, o iminente André Rebouças ( que hoje dá nome ao túnel Rebouças no Rio de Janeiro).









A Engenharia Civil é encarregada de projetar, construir, operar e gerenciar os sistemas que caracterizam a existência de uma civilização, e também avaliar os impactos de tais sistemas sobre o meio ambiente. O termo "Engenheiro" significava "oficial que sabearquitetura militar, e dirige os trabalhos para o ataque e defesa de praças..." (Novo Dicionário da Língua Portuguesa - 1859). O termo "Engenheiro Civil", que atualmente designa a especialidade de Engenharia de Construção, foi usado pela primeira vez, pelo inglês John Smeaton, para designar os profissionais que começavam a se dedicar a atividade de Engenharia, exclusivamente, fora dos Exércitos.





A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.





Organizada em instituições,a Engenharia Civil ganhou estudos mais sistematizados e as cidades passaram a crescer vertiginosamente, numa velocidade nunca antes registrada. Vieram os altos edifícios, as pontes quilométricas, o sistema de saneamento básico, as estradas pavimentadas e o metrô. Para construir obras tão distintas, o engenheiro precisou adquirir conhecimento profundos em pelo menos cinco grandes áreas:...
tracking img