Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Intensivas
Em física e química, propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém. Contudo, algumasdas propriedades intensivas têm natureza estatística e só fazem sentido na escala de agregados. Não podem ser divididas.

Exemplos de propriedades intensivas podem ser:
* Pressão;
*Temperatura;
* Viscosidade;
* Densidade;
* Resistividade elétrica;
* Ponto de fusão;
* Ponto de ebulição;
* Cor (em solução);
* Inflamabilidade;
* Vagilidade.

PropriedadesExtensivas

Em física e química, propriedades extensivas são as propriedades de um sistema que dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém. Podem ser divididas.

Sãoexemplos de propriedades extensivas:
* Massa;
* Volume;
* Entropia;
* Energia;
* Resistência elétrica;
* Textura;
* Calor.

A entropia é uma grandeza que busca mensurar não aenergia tão pouco a matéria totais encerrada pelas fronteiras do sistema termodinâmico, mas sim como esta matéria e esta energia encontram-se armazenadas e distribuídas no sistema definido por taisfronteiras. Assim, embora uma grandeza bem distinta das grandezas massa, energia interna e quantidade de matéria, a entropia de um sistema encontra-se certamente relacionada às grandezas citadas, sendo,da mesma forma que as anteriores, uma propriedade do sistema. A fim de definir-se um sistema simples especificam-se a energia interna U, a massa m - especificamente a quantidade de matéria N e anatureza das partículas que integram o sistema - e o volume V do mesmo, e ao fazê-lo determina-se também, de forma automática, o valor da entropia S do sistema - uma grandeza escalar - no estado final aser atingido uma vez dado tempo suficiente para que todos os processos necessários aconteçam. Assim a entropia S nos estados de equilíbrio termodinâmico é uma função das grandezas antes citadas:...
tracking img