Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Elástica

Energia potencial elástica de uma mola
O conceito de energia é bem abstrato e de difícil definição. Porém, podemos tecer um conceito sobre o que é energia de forma que possamosentender o que ela é. Todos os dias ouvimos nos noticiários que cada vez mais se busca por novas fontes de energia que sejam menos poluentes ou que venham a substituir as que estão quase esgotadas,como as que derivam do petróleo.

Por qualquer que seja o motivo associamos energia a movimento. Por exemplo, dos alimentos obtemos energia para caminhar e realizar as atividades do cotidiano, nosautomóveis a gasolina permite a obtenção de energia que eles possam se movimentar. Um corpo em movimento possui energia que, no estudo da física, é denominada de energia cinética. Essa energia estárelacionada à movimentação dos corpos. No entanto, um corpo em repouso também pode possuir energia em relação à posição que ele ocupa. Imagine a seguinte situação: uma pedra parada a certa altura possuienergia armazenada. Quando ela é solta adquire movimento devido à ação da força peso. Em conseqüência de seu movimento dizemos que ela adquiriu energia cinética. Antes de ser solta, a pedra possuíaenergia armazenada em razão da posição que ela ocupava em relação à Terra, essa energia recebe o nome de energia potencial gravitacional. Contudo, podemos dizer, partindo desse exemplo, que ocorreutransformação de energia potencial em cinética, fato esse que pode ser comprovado pela lei da conservação da energia, que diz que “na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”.

A partirdessa nossa breve introdução podemos concluir, intuitivamente, que energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

Energia Elástica

Considere o sistema elástico descrito abaixo, sobreum plano liso e sem atrito, constituído de um bloco de massa m e preso a uma mola.

Na situação (a) temos o bloco de massa m contraindo uma mola de constante elástica k. Quando abandonado,...
tracking img