Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 3- Principais Sistemas de um Veículo Automotor:

1. Alimentação
2. Admissão e Escapamento
3. Arrefecimento
4. Lubrificação
5. Direção
6. Suspensão
7. Freios
8. Rodas e Pneumáticos
9. Chassis
10. Elétrico (Ignição, Carga, Partida)
11. Acessórios

4-] Sistema de Lubrificação
Função
-Evitar contato direto entre as partes móveis (lubrificação por capilaridade)
-Refrigerar omotor
-Manter o motor limpo
-Vedar a passagem dos gases p/ o cárter

Sistema de lubrificação do Motor (lubrificação por pressão / por salpico / misto)
Sistema de lubrificação do Chassi (40 ptos de lubrificação requerem diferentes tipos de lubrificantes)

Principais componentes:
- Cárter (integrado ao motor ou nãoèCárter seco)
- Flutuador ou pescador
- Bomba de óleo (de engrenagens ou derotor)
- Filtro de óleo
- Válvula de descarga ou alívio ou reguladora
- Sensor de pressão






Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida útil das máquinas
Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos),podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

Características

As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade e a densidade.
A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidadede manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.
Lubrificantes


Densidade indica o peso de uma certa quantidade de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.Para conferir-lhes certas propriedades especiais ou melhorar alguma já existentes, porém em grau insuficiente, especialmente quando olubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.

Como reparar sistemas de lubrificação em motores pequenos
Fricção causa desgaste; é uma lei da física. Motores pequenos a gasolina podem desgastar prematuramente se as partes móveis não forem lubrificadas.
Discutiremos como reduzir o desgaste em motorespequenos e aumentar sua vida útil com a manutenção do sistema de lubrificação. Isto compreende a mistura óleo-combustível para motores de dois tempos e outros serviços de lubrificação.
Use sempre o tipo de óleo e grau de viscosidade recomendados pelo fabricante do motor. Óleos lubrificantes e aditivos projetados para motores de quatro tempos não são adequados para motores de dois tempos.
Mistura deóleo-combustível para motores de dois tempos
Motores de dois tempos são eficientes. Eles requerem apenas uma rotação do virabrequim para gerar força. Esta simplicidade requer economia em todos os sistemas do motor, inclusive na lubrificação. Um motor de dois tempos é lubrificado misturando-se óleo com gasolina. Essa mistura óleo-combustível pode ser comprada pronta, ou você mesmo pode misturá-la.Abaixo como fazer a mistura óleo-combustível para o motor de dois tempos.
Passo 1: Confira as recomendações do fabricante para a proporção e grau do óleo e combustível a serem misturados.
Passo 2: Em uma lata de gasolina ventilada, usada apenas para esse fim, despeje o tipo e a quantidade especificadas de gasolina.
Passo 3: Adicione a quantidade correta de óleo recomendado para a proporçãoóleo-combustível. Um galão contém 3,8 litros. Uma proporção de óleo-combustível de 50:1 significa que cada 5 litros de combustível deveria ter 100 ml de óleo adicionado, ou você deveria adicionar cerca de 76 ml do óleo lubrificante recomendado para cada galão de gasolina recomendado. Uma proporção de óleo-combustível de 25:1 requer cerca de 150 ml de óleo por galão de combustível. Também adicione...
tracking img