Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidentes de Trabalho - Prevenção |
Prevenção é estratégia contra acidentes de trabalho |
É considerado acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A prevenção é a melhor maneira de evitar esse mal que geracustos e reduz a produtividade. 

Os principais fatores que causam os acidentes de trabalho são: 
- Falta de treinamento: É de fundamental importância que os funcionários conheçam as operações de trabalho, bem como os riscos destas operações. O treinamento dos funcionários evita acidentes e melhora o seu desempenho;
- Exibicionismo: Devemos respeitar nossos limites, portanto, qualquer atitudeou comportamento que exceda a nossa atividade, são possíveis fontes geradoras de acidentes. Na fabrica presenciei um funcionário se exibindo com um produto químico, ele segurava soda caustica em pó, sem nenhuma proteção, sedo assim um ato inseguro;
- Excesso de autoconfiança: Com o passar do tempo o trabalhador adquire habilidades na atividade desenvolvida no seu dia a dia, sendo às vezesbenéficas à produção, porém, com esta habilidade aparece o que chamamos de autoconfiança, ignorando certas medidas de segurança, indispensáveis às suas atividades, aumentando consideravelmente os riscos de sua atividade;
- Ritmo de trabalho: Tendo em vista as dificuldades econômicas e operacionais que as empresas atravessam e o aproveitamento maior de mão de obra, dependendo das limitações dotrabalhador, com o ritmo acelerado ele se tornará alvo fácil da ocorrência de acidentes do trabalho;
- Fator pessoal de insegurança: A falta de concentração no trabalho por problemas financeiros, de saúde em família, monotonia e permanência excessiva do trabalhador desenvolvendo a mesma atividade;
- Ambientes insalubres e perigosos: Os ambientes de trabalho ou atividades que geram condições insalubres ouperigosas que dependendo da concentração e tempo de exposição e ausência de sistemas de proteção. A falta de iluminação adequada em alguns pontos da fabrica pode ser causador de doenças. 

Como conseqüência dos acidentes e doenças do trabalho tem-se prejuízo para empresa, que quando o trabalhador fica doente, ele se ausente do seu posto de trabalho, causando atraso na produção e, em vez deproduzir lucro, ele produz gasto. 

Há também os prejuízos para o trabalhador, que afeta a integridade física ou psicológica do trabalhador, incapacidade temporária ou permanente de voltar a trabalhar. E ainda prejuízos para a sociedade, quando o acidentado é encaminhado para o INSS. 

Os agentes agressivos que podem trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, emfunção de sua natureza, concentração e tempo de exposição são: 

Agentes químicos

Quando a exposição é feita junto a produtos químicos como corrosivos, voláteis, radioativos, entre outros. Temos como exemplo o manuseio de cola, um produto químico forte que exige a devida proteção como máscara e luvas, o que muitas vezes não ocorre na fábrica. Os problemas podem ser causados pelas vias:
Cutânea –Além da absorção o contato com determinados produtos químicos pode provocar o surgimento de irritações, queimaduras e descamações.
Digestiva – A contaminação do organismo ocorre pela ingestão acidental ou não de substancias nocivas, alimentos contaminados, deteriorados ou pela saliva.
Respiratória – As substancias penetram pelo nariz e boca, afetando garganta e os pulmões. Após a penetração pelasvias aéreas vão alojar-se em diferentes órgãos, onde manifestarão seus efeitos tóxicos. 

Agentes físicos
Ruído – Máquina e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, provocando sérios prejuízos à saúde, como cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição, problemas no aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto, no...
tracking img