Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNPB
ENGENHARIA AMBIENTAL
SANEAMENTO E SAÚDE PÚBLICA

RESUMO

Gerlânio F. de Avelar
Turma: 11 /P3

João Pessoa- PB
06/09/11Resumo: Saneamento e saúde pública

Desenvolvimento sustentável pressupõe o atendimento às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (ONU 1998).
Diversos estudos mostram que as modificações ambientais provocadas pela ação antrópica, alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambientefísico, consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população. As modificações ambientais decorrentes do processo antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização, que ocorrem em escala global.
A análise dos impactos potenciais dessas modificações pode ser feita sob o enfoque da mudança nos padrões deconsumo e de produção facilitando assim a compreensão dessa questão e das medidas necessárias para a reversão dos problemas instaurados.
Os ecossistemas primero, rural e urbano e a questão ambiental
Conforme Odum (1998), um ecossistema é formado por um conjunto de fatores bióticos e um conjunto de fatores abióticos. Dessa forma, ocorre uma interação entre os organismos vivos e o ambiente físico, coma formação de um fluxo de energia e uma ciclagem de materiais entre a parte viva e a não viva.
Assim, em um ecossistema primevo ou primitivo, o conjunto de atividades antrópicas exerce pequena ou nenhuma alteração nas características naturais do ecossistema considerado.
Em um ecossistema rural, o conjunto de atividades agropecuárias é responsável por mudanças significativas no ambiente primevo.Cuja algumas de suas características marcantes é ter a produção de alimentos, para atendimento à demanda local ( agricultura de subsistência) e a à demanda das aglomerações urbanas, como atividade principal e a retirada de vegetação primitiva pra implantação das áreas de agricultura ou de pastagem para a pecuária.
O ecossistema urbano é aquele onde as alterações são as mais significativas,imprimindo características bastante alteradas em relação aos ambientes anteriores. Algumas de suas principais características é a alta densidade demográfica, a relação desproporcional entre ambiente construído e ambiente natural, e a importação de energia para manter o sistema em funcionamento.

Determinantes de agravo à saúde publica
A atividade humana, ao modificar o meio ambiente, é consumidora dosestoques naturais, que em bases insustentáveis, tem como conseqüência a degradação dos sistemas físico-biológico social.
Dos determinantes físico-quimicos representam fenômenos naturais, por exemplo, um terremoto ou uma chuva de alta intensidade, que podem ser agravados pela ação antrópica, como as alterações climáticas em razão do aceleramento do efeito estufa. Também em função do despejo de gazesCFC no meio atmosférico, a diminuição da camada de ozônio, que funciona como um filtro dos raios solares ultravioletas, e as conseqüências danosas de sua redução são o aumento dos problemas do câncer de pele e danos a flora.
A água, como recurso hídrico, só mais recentemente vem sendo tratada, ainda que de maneira tímida, como um recurso finito e vulnerável, e que pode representar obstáculo aodesenvolvimento das cidades e à qualidade de vida. A demanda da água para as atividades humanas cresceu bastante, principalmente por causa do aumento populacional, do maior consumo per capita e das atividades econômicas. A disponibilidade mundial per capita por ano de água doce reduziu de 17 mil m3 em 1950, para 7.300 m3 em 1995.
Os níveis de poluição atmosférica tem se apresentado críticos em...
tracking img