Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 01 – IMPACTO AMBIENTAL

1.1- Conceito

O conceito básico de impacto ambiental, segundo a resolução nº 001 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), de 23 de novembro de 1986, é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das ações antrópicas que, direta ou indiretamente,afetam:
* a saúde, a segurança, o bem-estar e as atividades socioeconômicas da população;
* a biota, constituído pelo conjunto de animais e vegetais de uma dada região;
* as condições estéticas e sanitárias de meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
Nesse cenário, o impacto ambiental constitui-se em qualquer modificação dos ciclos ecológicos em um dado ecossistema. Nessalinha de abordagem, a ruptura de relações ambientais normalmente produz impactos negativos, a não ser que essas relações já refletissem o resultado de processos adversos. Por analogia, o fortalecimento de relações ambientais estáveis constitui-se em um impacto positivo. Por fim, têm-se os casos que representam a introdução de novas relações ambientais em um ecossistema. Neles há que ser efetuada aanálise de todos os seus efeitos, de modo a enquadrá-los, um a um, como benefícios ou adversidades.

1.2 - Avaliação do impacto ambiental

A avaliação de impacto ambiental (AIA) é um instrumento de política ambiental que permite avaliar o impacto de ações antrópicas, estabelecidas por projetos, planos, programas e políticas, sobre os recursos naturais, culturais e socioeconômicos de modo que asinformações e resultados sejam apresentados de forma adequada ao poder público, aos responsáveis pela tomada de decisões e à sociedade, para que esses os considerem devidamente e possam estabelecer a monitoração e controle de seus efeitos.
A flora, os recursos florestais, a fauna, os recursos pesqueiros, por meio da agricultura, devem ter a sua biodiversidade conservada (Figura 01).Fig. 01. Fauna avícola palustre em lavoura de arroz irrigado. Itaqui, RS. 2008.

Na assembléia de pássaros monitorada em área orizícola na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Município de Capão do Leão, RS, foram registradas 55 espécies de aves (Figura 02). Esses dados sugerem uma grande diversidade de aves que habitam temporariamente as várzeas cultivadas com arrozirrigado.

Fig. 2. Espécies componentes da assembléia de pássaros em área orizícola. Capão do Leão, RS.

Nas várzeas subtropicais (Figura 03), representadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, predomina o clima temperado e, conseqüentemente, às várzeas subtropicais, uma condição privilegiada em relação à disponibilidade de recursos hídricos, o que proporciona habitat naturalpara uma grande diversidade de espécies e de populações.

Fig.03. Lavoura de arroz irrigado por inundação nas várzeas subtropicais. Pelotas, RS.


A cultura do arroz por si só não causa impacto ambiental (IA) negativo, no entanto, práticas e procedimentos adotados nos diferentes sistemas de cultivo podem causar IA negativo ou positivo. Do ponto de vista de IA positivo, a lavoura orizícolairrigada apresenta situação destacada em relação a outras culturas no que diz respeito ao uso da água público e universal. No RS e SC, tornou-se obrigatório, por meio de resoluções estaduais de regularização da atividade de irrigação, o licenciamento ambiental da lavoura de arroz. Além disso, nesses estados, bem como no Tocantins, existem centrais licenciadas ambientalmente de recebimento deembalagens vazias de agrotóxicos utilizadas pelos orizicultores. (Resolução 334 do CONAMA)
A região de Cerrado ocupa cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, ou aproximadamente um quarto do país, é um dos maiores e mais complexos de savana do mundo. Mosaico de formações vegetais, consistindo de campos, formações arbustivo/arbóreas, florestas, veredas e matas de galeria, possuem o mais alto grau...
tracking img