Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pseudocódigo

Existe uma linguagem "básica" para quem quer aprender a programar, ensinada nos cursos de lógica da programação, o pseudocódigo. Ele não é uma linguagem "de verdade",mas sim uma maneira mais simples para aprender os fundamentos usados em todas as linguagens de programação.
Podemos começar com um exemplo simples. Vamos fazer um programa capaz de tomaruma decisão fácil. Ele pergunta a nota do aluno e diz se ele passou ou não. Para um ser humano isso seria um problema muito elementar, mas para o computador as coisas não são assim tãosimples. Lembre-se de que ele é burro e precisa ser orientado passo a passo. Nosso programinha em pseudocódigo poderia ficar assim:
escreva: "Qual é a nota do aluno?" leia nota se notamaior ou igual a sete então: escreva "Ele passou" senão: escreva: "Ele foi reprovado" fim do se fim do programa
Este programinha perguntaria a nota e, com base no número que fordigitado, avisaria se o aluno passou ou não.
Ele poderia ser escrito em qualquer linguagem, mas a lógica seria a mesma. De acordo com os recursos oferecidos pela linguagem escolhida, elepoderia ter uma interface simples em modo texto, uma interface gráfica mais trabalhada, aparecer no meio de uma pagina web e assim por diante. O mesmo programinha escrito em shell script, alinguagem mais elementar que temos no Linux, onde utilizamos comandos de terminal, poderia ficar assim:
echo "Qual é a nota do aluno" read nota if [ "$nota" -ge "7" ] then echo "Elepassou" else echo "Ele foi reprovado" fi
As linguagens de programação são conjuntos de padrões e comandos que você pode usar para dar ordens para nossos amigos burros. Assim como nas línguasfaladas, existem diferenças de sintaxe, gramática e existem linguagens mais simples ou mais complicadas de aprender e linguagens mais adequadas para cada tipo de tarefa a realizar.
tracking img