Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 2 OBJETIVO ........................................................................................................................ 3 1. Fundamentação Teórica .................................................................................. 4 2. MateriaisNecessários ..................................................................................... 5 3. Montagem e Procedimentos ........................................................................... 6 4. Obtenção e Analise dos Resultados ................................................................ 7 CONCLUSÃO...................................................................................................................11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................................... 12

INTRODUÇÃO
Existe um fato, ou se desejarem, uma lei, que governa todos os fenômenos naturais conhecidos até à data. Não existe nenhuma exceção a esta lei - é exata, tanto quanto sabemos. A lei chama-se Conservação da Energia. Diz que existe umacerta quantidade, a que chamamos energia, que não muda com as alterações ao espaço que a natureza realiza.” (Richard Feynman, 1963) Em física, energia é a capacidade de realizar trabalho. A principal característica da energia é sua conservação. Ela não pode ser criada, não pode ser destruída, só pode ser transformada. Pode ser encontrada como: energia potencial, cinética, mecânica, dentre outras. OBJETIVO
Entender o princípio da conservação de energia e determinar a energia potencial, cinética e potencial elástica em um corpo. Observar o lançamento horizontal do corpo e relacionar com a quantidade de energia mecânica. Contemplar a relação entre energia mecânica e o trabalho. Identificar e saber utilizar corretamente os símbolos, códigos e nomenclatura de grandezas da física. Construir umavisão geral sobre as aplicações e características da energia, usando estes conhecimentos para analisar e prevenir situações do cotidiano. Ler e interpretar corretamente tabelas, diagramas, gráficos e esquemas apresentados em textos.

1. Fundamentação teórica:
A energia total E de um sistema pode apenas variar por quantidades de energia que são transferidas para o sistema ou dele retiradas.Este fato experimental é conhecido como a lei de conservação da energia. Quando forças se aplicam num corpo em movimento recebe o nome de energia cinética:

Para uma esfera maciça que rola sobre uma superfície sem escorrega:

A energia potencial representa a energia armazenada que pode ser transformada em energia cinética, ou seja, que pode produzir movimento. Podemos armazenar energia potencialutilizando o campo gravitacional da Terra ou provocando deformações elásticas nos corpos. A energia potencial depende da massa do corpo, da sua altura referida certo ponto escolhido e da aceleração da gravidade, sendo expressa por:

A energia potencial elástica é associada às deformações elásticas que os corpos apresentam quando sofrem a ação de forças. Ao produzir uma deformação em um corpoelástico, realizamos um trabalho que é armazenado no corpo na forma de energia potencial elástica. No caso especifico de uma mola de constante elástica k que sofre uma deformação x, a energia potencial elástica é dada por:

2. Material Necessário:
Plano inclinado

Esferas

Régua (1), cronometro(2), fita adesiva(3)

Transferidor, folha em branco e papel carbono.

3. Montagem e ExperimentoColocou-se a rampa de lançamento sobre a mesa, alinhando o papel para que na hora do lançamento a esfera caísse em cima do papel. Como mostra a figura abaixo:

3.1 Figura 1: Esquema do experimento:

Primeiramente depois me montar o experimento medimos a massa da esfera, que pesava 18 gramas, medimos a altura B da ponta da mesa até o chão, realizamos cinco medidas de diferentes alturas....
tracking img