Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que são as demandas pontual e repetitiva ? E demandas dependente e independente? Cite exemplos.
Demanda pontual - ocorre de forma concentrada no tempo e depois desaparece ou diminui significativamente. Como exemplo, podemos citar a demanda por vacinas durante uma campanha de vacinação ou a demanda por enfeites natalinos.
Demanda repetitiva - demanda pode ser classificada em dependente eindependente. A demanda é considerada dependente quando pode ser facilmente associada à demanda de outro produto. Na manufatura, por exemplo, classificam-se as matérias - primas e os componentes adquiridos de forma como itens de demanda dependente, pois a demanda desses materiais esta correlacionada com a demanda de produtos acabados.
Demanda dependente Ex.: pneu na linha de montagem édependente da demanda por automóveis expressa no programa mestre de produção.
Demanda independente - Utiliza-se o ciclo de vida do produto, que representa a evolução típica das vendas de um produto ao longo do tempo. Ex.: consumíveis.


2. Quais são os quatro padrões de demanda mais comuns? Mostre-os graficamente.
.

Figura 01 - Gráfico de demanda

3. Analisando a Figura 4.6 do livro texto,como variam no nível (estratégico, tático e operacional) o grau de incerteza e o grau de detalhamento de uma previsão?
Nos níveis tático e estratégico, utilizam-se dados agregados por famílias de produtos em lugar de dados detalhados item a item. Essa prática a visa reduzir as incertezas das previsões de longo prazo e não prejudica a qualidade do processo de decisão, uma vez que não se necessitade informação detalhadas para o planejamento da capacidade e metas de produção e estoques. Ao contrário, no nível operacional,há a necessidade de previsões detalhadas por item, no curto prazo, para dar suporte `as decisões de reposição de estoques e programação da produção.

4. Quais os passos de um processo de previsão?


Figura 02 - Processo de previsão de demanda ( adaptado de Russel& Taylor,2006)

5. No passo a passo de um processo de previsão, qual a importância de plotar gráficos dos dados de demanda disponíveis?
Para conseguirmos com a visualização determinar se é uma demanda estacionária, com sazonalidade, com sazonalidade tendenciosa entre outras e com isso aplicarmos o melhor modelo.

6. No processo de calibração de um modelo de previsão, os erros têm papelfundamental na avaliação e ajuste do método adotado. Compare o erro médio e o erro absoluto médio neste contexto.
O EM resulta em valores próximos de zero para n grande, nesse caso os desvios positivos anulam-se com os desvios negativos. O EAM calcula-se a média dos desvios absolutos sem sinal.

7. Quais as principais características dos métodos qualitativos e quantitativos de previsão?
Métodoqualitativo: Subjetivo melhor capacidade de prever fatos novos, opinião de especialistas.
Método quantitativo: Baseado em fatos históricos e utilizam modelos matemáticos, tratamento estatístico mais objetivo, porém mais vulnerável a fatos novo.

8. Quais os principais métodos qualitativos de previsão e como funcionam?
Pesquisa de mercado - busca-se avaliar a demanda potencial de um produto ouserviço diretamente com os consumidores finais, através de diferentes métodos de pesquisa. Dessa forma, a fonte de informação são agentes externos à empresa. Essa é uma área bastante amadurecida, havendo empresas no, mercado especializadas nesse tipo de estudo que podem contribuir para a gestão da demanda nas empresas.
Simulação de cenários - busca-se construir, a partir da opinião deespecialistas, diferentes cenários futuros e, para cada um deles, estimar o comportamento das vendas. O resultado final pode ser apresentado em três cenários alternativos, classificados como otimistas, mais provável e pessimista. A partir da avaliação subjetiva das probabilidades de cada cenário, decorre o processo de decisão. Essa técnica pode fornecer subsídios para o planejamento de capacidade e...
tracking img