Engenharia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Engenharia do Meio Ambiente (EMA)

1) Desde o início da história da humanidade, as populações utilizavam plantas nativas, animais e minerais, que eram transformados em ferramentas, vestuário e outros produtos. A produção, por mais primitiva que fosse, era sempre constituída por um sistema aberto com fluxo linear de materiais . Por séculos utilizou-se minerais e metais para afabricação de ferramentas, moedas e armas. Na era pré-industrial, a humanidade considerada parte do ecossistema natural e, portanto, sustentável, pois: 

Por séculos utilizou-se minerais e metais para a fabricação de ferramentas, moedas e armas. Na era pré-industrial, a humanidade considerada parte do ecossistema natural e, portanto, sustentável, pois:
I - A quantidade de energia consumida nosprocessos produtivos era muito pequena e a energia disponível poderia ser considerada ilimitada
II - A quantidade de materiais utilizados nos processos produtivos era muito pequena e os materiais disponíveis poderiam ser considerados ilimitadas
III - A quantidade de resíduos descartados dos processos produtivos era muito pequena e o ambiente tinha tempo para absorver ou decompor os resíduos
Quantoàs afirmações acima pode-se dizer que:
 
A Somente I é verdadeira
B Somente II é verdadeira
C Somente III é verdadeira
D Somente I e II são verdadeiras
E Todas as afirmações são verdadeiras

2) A partir da década de 50, o aumento nas atividades humanas tornou-se mais significativo, mostrando que os últimos 60 anos foram um período de mudança sem precedentes na história humana. Estecrescimento, também, resulta em aumento dos níveis de poluição, esgotamento dos recursos, perda espécies e degradação dos ecossistemas. 
O aumento da atividade humana leva não só ao esgotamento das fontes de energia, mas também ao acúmulo de resíduos além das substâncias tóxicas dissipadas no ambiente – que exercem pressão sobre o meio ambiente e, conseqüentemente, sobre a saúde e a qualidade de vida dosindivíduos. 
 

A Terra está em crise. O clima está mudando rapidamente e inexoravelmente. Os oceanos estão morrendo, as calotas polares estão derretendo. De um a dois terços de todas as espécies de plantas, animais e outros organismos podem extinguir-se ao longo das próximas décadas. Bilhões de pessoas ao redor do mundo terão uma vida marcada pela sede, fome, pobreza e conflito.
Com a maiorcompreensão da natureza do sistema de apoio à vida da Terra, surgiu uma consciência crescente de que as atividades humanas exercem uma influência cada vez maior sobre o funcionamento do Sistema Terra.
Entre as atividades humanas que efetam fortemente o funcionamento do Sistema Terra pode-se citar:
 
A O uso intensivo de combustíveis fósseis
B O consumo frenético de produtos manufaturados
C Ouso intensivo do solo para produção de alimentos e fibras
D O uso intensivo de água e o represamento de rios para produção de energia
E Todas as anteriores
 

3) Muitos dos cálculos das reservas energéticas, que supostamente devem oferecer anos de abastecimento, são feitos considerando a energia bruta, em vez da energia líquida e, portanto, a duração destas reservas deve ser muito menor do queé muitas vezes declarado.
 

Líderes devem exigir dos nossos avaliadores de reservas energéticas que façam os seus cálculos de energia disponível em unidades de energia líquida. As reservas líquidas de combustíveis fósseis são desconhecidas, mas são muito menores do que as reservas brutas que são a base das discussões e decisões que concluem que o crescimento pode continuar.
Considerando quenos próximos 20 anos, a a qualidade da energia que chega à sociedade é menor, porque muita energia tem que ser usada no processo de obtenção de energia, então, para a sociedade, o trabalho real obtido por unidade de dinheiro que circulou é menor. 
Desta forma:
I - O dinheiro comprará menos trabalho verdadeiro de outros tipos e, portanto, o dinheiro valerá menos. 
II - Como a economia e a...
tracking img