Engenharia e afins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERES & RESULTADOS

Módulo: Gestao de Equipes de Alta Performance

GESTÃO & MAIS Tel.(86) 3221-5224 / www.gestaoemais.com.br Teresina-PI

1

1 - EQUIPES
Uma definição simples, mas eficaz, de uma equipe é: um grupo de pessoas trabalhando juntas tendo em vista um mesmo objetivo. Os termos que são geralmente usados para descrever trabalho em equipe incluem:• Todo > Soma. • Esforço combinado. • Cooperação. • Responder a um só chefe. • Ter um objetivo ou missão Alguns desses itens são característicos das boas equipes. Por exemplo, “Todo > Soma” (o todo é maior que a soma das partes) é uma característica de uma equipe que está trabalhando bem em conjunto – mas há certas equipes cujo desempenho coletivo não corresponde ao esperado, levando-se em contaas qualidades dos indivíduos. O termo “responder a só um chefe” pode ser enganoso. Em uma estrutura organizacional bem estruturada, as pessoas que respondem a um só chefe freqüentemente não formam equipes, com exceção de alguns projetos. Na realidade, as estruturas de equipe são quase sempre complicadas, com pessoas que pertencem a equipes diferentes – habitualmente com membros de diferentesdepartamentos. Para que sejam eficazes, as equipes freqüentemente se distanciam dos arranjos hierárquicos habituais. Formação de equipes A formação de uma equipe é um processo que prepara um grupo para alcançar o objetivo comum. • Os estágios envolvidos na formação de uma equipe incluem o esclarecimento do objetivo, a identificação dos impedimentos e sua remoção. • O trabalho de equipe pode usar ashabilidades e talentos diferentes dentro de um grupo, dando espaço para a diversidade. • O trabalho de equipe pode conseguir delegação eficaz para distribuir poderes aos integrantes. • Entender os diferentes estágios do crescimento das equipes pode ajudar enormemente. • Entender os diferentes papéis da equipe e o valor da diversidade pode também ajudar muito.

2

• O trabalho de equipe pode serusado para resolver conflitos ou para formar relações de trabalho fortes e confiáveis, se realizado com sensibilidade. A natureza da formação de equipe varia de acordo com o tamanho (escala) da equipe e o que se está tentando atingir.

As pesquisas demonstram que todos os membros podem participar de uma maneira efetiva em um grupo de até cinco a sete pessoas. Quando uma equipe se torna maior,digamos dez a doze pessoas, é melhor dividi-la em subgrupos. O primeiro passo no desenvolvimento das habilidades de formação de equipe é identificar seu estilo pessoal. Sem saber qual é o seu estilo, é muito difícil formar uma equipe eficaz, que complementará seus pontos fortes e fracos. Com isso definido, é também importante identificar os estilos (e subseqüentes pontos fortes e fracos) dos outrosmembros de sua equipe (quase sempre seus colaboradores diretos).

3

2 – PAPEIS DENTRO DE UMA EQUIPE
O modelo mais útil e acessível dos papéis dentro de uma equipe é o que foi desenvolvido por Meredith Belbin em 1981. Os papéis dentro de um grupo foram projetados para definir e prever o sucesso potencial de equipes gestoras, reconhecendo que as equipes mais fortes têm diversidade nos tiposde personalidade e caráter. Esse modelo foi criticado devido à maneira simplista de rotular os indivíduos. No entanto, pode ser extremamente útil quando usado de maneira sensata para se ter uma compreensão clara sobre o trabalho da equipe e para identificar seus pontos fortes e fracos. DE ACORDO COM BELBIN: UM PAPEL DENTRO DE UMA EQUIPE É “UMA TENDÊNCIA A SE COMPORTAR, CONTRIBUIR E SEINTER-RELACIONAR COM OS OUTROS, DE UMA FORMA ESPECÍFICA”.



três papéis que

são

focados na ação:

O

ARTICULADOR,

O

IMPLEMENTADOR E O APERFEIÇOADOR/FINALIZADOR. Três papéis focados nas pessoas: O COORDENADOR, O FACILITADOR E O PESQUISADOR DE RECURSOS. E há três papéis cerebrais: O IDEALIZADOR, O MONITOR/AVALIADOR E O ESPECIALISTA.

OS NOVE PAPÉIS DENTRO DE UMA EQUIPE
estão resumidos...
tracking img