Engenharia social a arte de enganar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA SOCIAL TECNOLOGIA USADA PARA ENGANAR¹
José Lindomar Ribeiro²

RESUMO
O presente artigo tem por objetivo principal abordar sobre o tema denominado Engenharia Social. Acerca da artimanha de criminosos engenheiros sociais de enganar as pessoas na obtenção de informações sigilosas afim delesá-las. Os criminosos conhecidos como Engenheiros Sociais, são pessoas com conhecimentos e técnicas na área da informática e que usam seus conhecimentos para pesquisar e analisar o perfil das suas vitimas, e aproveitando-se da fragilidade e ingenuidade destas, conseguindo acesso aos seus computadores e instalando spyware e outros softwares mal-intencionados e até na disseminação de vírus. Econseguindo também muitas vezes obterem informações e vantagens, principalmente à financeira. É notório que a arte de enganar as pessoas com fim de obter vantagens é um fato antigo existente na história da humanidade. Por isso, é mais fácil explorar a fraqueza e ingenuidade das pessoas do que a vulnerabilidade dos softwares.
Palavras-chave: Engenharia Social. Informação. Lesar. Pessoas.-------------------------------------------------------------------------------------------------
¹Artigo apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina Gerenciamento de Serviços do Curso de Tecnologia da Gestão da Tecnologia da Informação, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Curitibanos, sob orientação da Professora Adriana Fontana.²Academico da sexta fase do curso de Tecnologia em Gestão da Informação. Email, ramodnilribeiro@gmail.com.

1INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, um dos pontos mais importantes na área da Tecnologia da Informação é a segurança, inclusive tem estado constantemente na mídia, indicando tratar-se de um problema de extrema relevância na sociedademoderna.
Com o crescente numero de invasões nos servidores de empresas e seus sistemas, não importando o tamanho das mesmas, fez que, para obterem mais segurança tenham de investir na compra de novos e melhores equipamentos e sistemas atualizados.
Porém, as principais descrições que envolvem questões de segurança dependem de prevenção nas pessoas, que são os usuários que utilizam osserviços e colaboradores que prestam os serviços, e que são o principal alvo dos engenheiros sociais.
Dependentes de prevenção, a ampla maioria das ações preventivas está focada no usuário de serviço de internet, WWW (Word Wide Web) que se popularizou ao longo da década de 90. Entretanto como os primeiros contatos com os Engenheiros Sociais, ocorre em seus computadores pessoais,usados para troca de informação como correio eletrônico, compras e sites de bancos. Surge a dificuldade das empresas em tomar algum tipo de atitude nas situações difíceis, já que por muitas vezes o usuário já foi ludibriado.

2ENGENHARIA SOCIAL? A ARTE DE ENGANAR
Engenharia Social são as maneiras ou praticas usadas na obtenção de informações do banco de dados das empresas e informações sigilosas eimportante das pessoas que usam os sistemas, como dados pessoais, senhas bancarias e cartão de credito, utilizando praticas para enganar e tirar proveito da confiança das pessoas.
Com a globalização, as informações trafegam no mundo todo entre site de empresas, bancos, administradoras de cartão de credito, operadoras de telefonia, sites de relacionamento, etc. E por isso são muito valiosas, eque são guardadas em banco de dados e protegidos por senhas.
Com a informação correndo pelo mundo, surgiram os engenheiros sociais, pessoas com conhecimento em tecnologia, que se aproveitam das falhas da segurança das pessoas cada vez mais precoces e observando-as, conseguem facilmente as informações necessárias para à pratica de crimes virtuais.

2.1PRÁTICAS USADAS
O engenheiro...
tracking img