Engenharia simultanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NSTITUTO FRANCISCO ASSIS

DANIEL MENEZES NASCIMENTO DIEGO PORTO CAPUCHO

ENGENHARIA SIMULTÂNEA

Texeira de Freitas 2011

DANIEL MENEZES NASCIMENTO DIEGO PORTO CAPUCHO

ENGENHARIASIMULTÂNEA

Texeira de Freitas 2011

ENGENHARIA SIMULTÂNEA
Por engenharia simultânea ou paralela (do inglês concurrent engineering) entende-se a criação constante de novos produtos, a partir de umaintegração,no ciclo de vida do produto, das experiências, conhecimentos e recursos da empresa nas áreas de projeto , desenvolvimento, marketing, fabricação e vendas. O objetivo básico da engenhariasimultânea é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam às necessidades do consumidor, com baixo custo.

Vejamos alguns outros objetivos da engenharia simultânea:
incorporar todos os domínios deconhecimento, apresentados por participantes de uma equipe multidisciplinar; melhorar continuamente o produto e o processo produtivo; identificar componentes de fabricação simples; reduzir o número departes; aumentar a intercambiabilidade entre modelos; identificar submontagens; incorporar técnicas DFM-DFA (projeto para manufatura e montagem,respectivamente); antecipar problemas de fabricação e montagemusar processos e equipamentos já existentes; identificar áreas de testes.

Uso da engenharia simultânea
A engenharia simultânea pode ser usada na forma de projeto para manufatura(DFM) e de projetopara montagem (DFA). Quando se promove a integração do planejamento do processode produção ao projeto do produto, com o objetivo de baratear e facilitar a fabricação de um componente ou sistema,temos o Projeto Voltadopara Manufatura (DFM). Na realidade, as diretrizes que dão forma ao DFM resumem-se a uma sériede regras de bom senso, aplicadas à atividade do projeto: projetar para um númeromínimo de partes; desenvolver projetos modulares; diminuir variações de componentes; projetar componentes multifuncionais projetar componentes de fácil fabricação; evitar componentes de fixação...
tracking img