Engenharia reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Livramento – Escola Anglicana Disciplina: Aplicativos 2

1

Engenharia reversa
Um percentual significativo dos sistemas de informação hoje usados foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos e não utilizam bancos de dados relacionais. Os dados destes sistemas estão armazenados em arquivos de linguagens de terceira geração ou então em bancos de dados da era pré-relacional.Raramente, os arquivos destes sistemas estão documentados estão documentados através de modelos conceituais. No entanto, há situações no ciclo de vida de um sistema nas quais um modelo conceitual pode ser de grande valia. Um exemplo é a manutenção rotineira de software de um sistema de informações. Neste caso, o modelo conceitual pode ser usado como documentação abstrata dos dados durante discussões entreusuários, analistas e programadores. A existência de um modelo conceitual permite que pessoas que não conheçam o sistema possam aprender mais rapidamente o seu funcionamento.

Visão geral do processo de engenharia reversa

A figura acima apresenta uma visão geral do processo de engenharia reversa de arquivos convencionais.

amorim@rafaelamorim.com.br

http://blog.rafaelamorim.com.br Instituto Livramento – Escola Anglicana Disciplina: Aplicativos 2

2

O processo parte das descrições dos arquivos que compõem o sistema existente. O primeiro passo é a representação da descrição de cada arquivo existente na forma de um esquema de uma tabela relacional não normalizada. Este primeiro passo objetiva obter uma descrição independente do tipo de arquivo que está sendo utilizado. Apartir dai, o processo trabalha apenas com tabelas relacionais, e esta forma é usada como entrada ao processo de normalização. A seguir, este esquema de tabela não normalizada passa por um processo conhecido por normalização, através do qual é obtido um modelo relacional, contendo as descrições das tabelas correspondentes ao arquivo em questão. O objetivo do processo de normalização é: 1) 2)Reagrupar informações de forma a eliminar redundâncias de dados que possam existir nos arquivos; Reagrupar informações de forma que permita a obtenção de um modelo ER

Uma vez normalizados todos os arquivos do sistema, os diferentes esquemas relacionais obtidos com pela normalização são integrados, gerando o esquema relacional do banco de dados do sistema. Nesta etapa, as informações comuns adiferentes arquivos são identificados e representados uma única vez.

Documento exemplo O processo de normalização pode ser executado sobre qualquer tipo de representação de dados. Pode partir da descrição de um arquivo em computador, do layout de um relatório, de uma tela do sistema, etc. Veja o exemplo abaixo:

amorim@rafaelamorim.com.br

http://blog.rafaelamorim.com.br

Instituto Livramento –Escola Anglicana Disciplina: Aplicativos 2

3

Para cada projeto, são informados o código, a descrição e o tipo do projeto, bem como os empregados que atuam no projeto. Já para cada empregado do projeto, são informados o seu numero, nome, categoria funcional, data em que o empregado foi alocado no projeto e o tempo pelo qual o empregado foi alocado no projeto.

Representação na forma detabela não normalizada O primeiro passo do processo de engenharia reversa consta em transformar a descrição do documento ou arquivo a ser normalizado em um esquema de uma tabela relacional. O resultado final é uma tabela não normalizada, pois possui uma tabela aninhada.

Exercício Baseado no exemplo acima, desenvolva a tabela não normalizada.

amorim@rafaelamorim.com.brhttp://blog.rafaelamorim.com.br

Instituto Livramento – Escola Anglicana Disciplina: Aplicativos 2

4

NORMALIZACAO
Atualmente, é comum verificarmos organizações com bases de dados da ordem dos terabytes. Além disso, é sabido que a necessidade de informações por parte dos gestores é enorme e vem crescendo diariamente. Isto porque a tomada de decisões, com base em informações, torna-se muito precisa. E, para que...
tracking img