Engenharia química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a história da engenharia química, como é o curso, o mercado de trabalho e como ela é empregada na matemática.

O objetivo da Engenharia Química é o de aplicar o conhecimento científico adquirido na melhoria da qualidade de vida da humanidade. Ela serve a humanidade através da pesquisa, do desenvolvimento de novos processos e produtos, do projeto, daconstrução e da operação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas. A Engenharia Química é uma especialidade da engenharia com forte dependência na química, bem como na física e na matemática.

Na natureza, nada se cria tudo se transforma. E ninguém melhor que um engenheiro químico para saber disso. Afinal, seu trabalho diz respeito a tudo queenvolve processos de transformação da matéria.

NOME DA PESSOA

ENGENHARIA QUÍMICA


Trabalho apresentado à disciplina
de matemática, ministrada pela
professora Gláucia na áreade concentração“Engenharia
Química”


Santo Ângelo, 2012

HISTÓRIA DA ENGENHARIA QUÍMICA


De modo simplificado, pode-se dizer que a Engenharia Química nasceu no fim do Séc. XIX da junção da Engenharia Mecânica com a QuímicaIndustrial, com uma ênfase maior em engenharia:
Engenharia Mecânica + Química Industrial = Engenharia Química
Entretanto, ao longo do Século XX, vários desenvolvimentos foram feitos, adquirindo a profissão uma identidade própria, que desfruta nos dias atuais. Tais progressos incluem o desenvolvimento de reatores químicos operados de modo contínuo (em contrapartida aos antigos reatores embatelada), presença de reciclo e recuperação de reagentes não reagidos, processos de purificação, dentre outros. Estes avanços requereram um conhecimento de sistemas com escoamento através de tubulações (processos que tradicionalmente os químicos não dominam) e conhecimentos aprofundados de físico-química (estequiometria, cinética química e termodinâmica química), que os engenheiros mecânicos não possuemformação.

Os primórdios da Indústria Química
Desde o século XVIII que os produtos químicos naturais como o carbonato de sódio ou potássio passaram a ter uma grande procura, face à produção industrial de vários bens de consumo, tais como vidro, sabão e têxteis. À medida que a revolução industrial avançou e se entrou na produção maciça de bens de consumo, as jazidas conhecidas desses produtosnaturais deixaram de ser suficientes e surgiram, então, novos processos industriais para a produção de algumas dessas matérias primas. Podemos dizer que a Indústria Química surgiu nessa altura, ou seja, nos primórdios do século XIX.
São marcos da implantação da indústria química a invenção do Processo Blank Le para a transformação do sal marinho em carbonato de sódio (1810) e a do Processo Solvay(mais limpo) também para produzir carbonato de sódio (1863).
Nesta altura as “fábricas” da indústria química eram operadas por Engenheiros Mecânicos, enquanto que o desenvolvimento à escala laboratorial estava a cargo dos Químicos. Um papel importante era o que era desempenhado pelos “Inspetores de Segurança”. Os acidentes nas fábricas de produtos químicos eram frequentes e os inspetoresde segurança desempenhavam um papel fundamental na prevenção desses acidentes.

Como nasceu a Engenharia Química

George Davis, Britânico, 1880, inspetor de segurança para o “Alkali Act, 1863” (a primeira peça de legislação ambiental conhecida), foi, tanto quanto se sabe o primeiro a identificar a necessidade de uma nova profissão em ligação com a indústria química, em franca...
tracking img