Engenharia mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3 - Vibrações Forçadas

Há diferentes formas de classificar as vibrações em sistemas mecânicos:
Quanto à excitação: As vibrações podem ser livres (quando o sistema vibra nas suasfreqüências naturais) ou forçadas (quando o sistema vibra conforme a freqüência de excitação).
Quanto ao amortecimento: As vibrações podem ser amortecidas ou não amortecidas.

Vibração forçada é aquela queocorre quando o sistema sofre a ação de forças externas durante o movimento.
As forças que atuam sobre o sistema podem ser determinísticas ou aleatórias, determinando uma característica do movimentovibratório. As forças determinísticas poderão se apresentar de diversas formas. As forças periódicas, forças impulsivas, forças aleatórias e forças harmônicas.
Entre os vários modelos de forçasdestacam-se as forças harmônicas e periódicas, que são as que representam a maioria dos fenômenos responsáveis por vibrações em sistemas mecânicos.

Força harmônica: forma mais simples de excitação emsistemas mecânicos. Um movimento harmônico é definido completamente a partir do conhecimento de variáveis. Um exemplo prático de excitação harmônica aparece em rotores com massa desbalanceada.

Forçaperiódica: Tipo de excitação que se repete após um período, mas não de forma exatamente igual. Motores de combustão interna são exemplos deste tipo de excitação.

As Forças estão relativamenteproporcionais à suas vibrações, isto significa que, uma força harmônica produz uma vibração harmônica e uma força periódica produz uma vibração periódica, etc.

Vibração causada por excitação harmônicaConsidere a equação do movimento de um sistema massa-mola amortecedor com 1 grau de liberdade com uma força de excitação F(t) agindo sobre ele:

m.u” + y.u’ + k.u = F(t)

Esta equação é uma equaçãodiferencial ordinária linear e não-homogênea (EDOLNH). Assumindo que a força F(t) seja do tipo harmônica e descrita por F(t) = F.sen (wt), sendo F a amplitude de excitação em unidade [N], e w...
tracking img