Engenharia genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Engenharia Genética.

Nome:Larissa Louzenda de Souza
Numero: 35
Serie: 3° médio Turma: U Turno: Noite

A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes deum determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados paradesempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, ainsulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejáveis em seres humanos. O hormônio de crescimento era extraído da hipófise de cadáveres e houve casos de pessoas quese contaminaram com uma doença neurológica chamada Creutzfeldt-Jakob.

Aplicações:
- Aplicações ambientais.
- Aplicações humanas.

Aplicações ambientais:

Biorremediação – limpeza de locaiscontaminados utilizando, micróbios manipulados para degradar a poluição. O processo de biorremediação se dá pelo fato de microrganismos, como as bactérias, utilizarem substratos orgânicos einorgânicos, como exemplo o carbono como fonte de alimentação. Desta forma, convertendo os contaminantes em CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
durante séculos, por exemplo, a desalinação do solo deagricultura pela fitoextração.
As tecnologias de Biorremediação podem geralmente ser classificadas como "in-situ" ou "ex-situ". A Biorremediação "in-situ" envolve tratar o material contaminado no própriolocal, enquanto a "ex-situ" consiste na remoção do material contaminado para tratamento em local externo ao de sua origem. Entretanto, nem todos os contaminantes são facilmente tratados pelabiorremediação. Por exemplo, os metais pesados tais como o cádmio e o chumbo não são absorvidos nem capturados prontamente pelos microorganismos, porém, podem ser transformados em compostos menos perigosos. A...
tracking img