Engenharia economica ead ex 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios VII
“Abertura de Capital”
Considere a situação hipotética na qual você é sócio gerente de uma empresa de médio porte. Junto com os demais sócios, analisa a possibilidade de abertura do capital da empresa.
Você ficou encarregado de apresentar um estudo (mínimo três, máximo cinco folhas) analisando o tema.
Considere na análise:
• Condições necessárias à abertura de capital de umaempresa;
• Vantagens e riscos.

ABERTURA DO CAPITAL

No cenário econômico atual, no qual predomina o uso intensivo de tecnologia, a grande competição entre as empresas e a globalização, as empresas não podem depender única e exclusivamente dos recursos próprios para financiar sua expansão. Neste caso, o lançamento de ações ao público através da abertura de seu capital se torna uma opção. Acolocação de ações no mercado pode ocorrer tanto pela emissão de novas ações pela empresa, como pela oferta pública de ações detidas por um investidor.

No processo conhecido como underwriting , que significa subscrição, há uma emissão de papéis para captar novos recursos de acionistas. É uma operação do mercado primário, realizada por uma instituição financeira, mediante a qual, sozinho ouorganizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda no mercado. A instituição financeira subscreve somente as sobras da emissão, já que a lei brasileira assegura aos 12 acionistas o direito de preferência à subscrição das novas ações a serem emitidas, na proporção das ações que possuírem na época. Existem 3 tipos de subscrição, ou lançamentos públicosde ações:

1. Underwriting firme: Prevê a subscrição e integração, por parte da instituição financeira (ou consórcio de instituições) responsável pela distribuição, do total das novas ações emitidas por uma empresa. Na verdade, a intermediadora financeira na subscrição do tipo firme assume amplamente o risco de sua colocação no mercado, responsabilizando-se pelo pagamento à sociedade emitentedo valor total das ações lançadas.

2. Best effort Underwriting: Também conhecida como subscrição do tipo de melhor esforço, nessa modalidade a instituição financeira não assume nenhum tipo de responsabilidade sobre a integração das ações em lançamento, e o risco de sua colocação no mercado corre exclusivamente por conta da sociedade emitente.

3. Stand-by Underwriting: Nessa forma desubscrição pública, também conhecida como subscrição do tipo residual, a instituição financeira não se responsabiliza, no momento do lançamento, pela integralização total das ações emitidas. Há um comprometimento, entre a instituição e a empresa emitente, de negociar novas ações junto ao mercado durante certo tempo, findo o qual, poderá ocorrer a subscrição total, por parte da instituição, do volume nãonegociado, ou seja, da parcela das ações que não for absorvida pelos investidores individuais e
institucionais.

A empresa, porém, pode abrir seu capital lançando ações junto ao público através de uma operação de block trade. Essa operação consiste em colocar no mercado um lote de ações, geralmente de certa magnitude, pertencente a um acionista ou a um grupo de acionistas. As poupanças dosinvestidores não são canalizadas para o caixa da empresa, e sim para o caixa dos acionistas. É uma operação de mercado secundário. Costumeiramente os lançamentos são
realizados em Bolsa, seguindo os princípios de qualquer leilão.

PROCESSO E CUSTOS PARA A ABERTURA DO CAPITAL

De acordo com NETO (2000) o processo de abertura de capital de uma empresa envolve vários custos, divididos em quatro grupos:• Custos legais e institucionais: Contratação de auditoria externa, taxa de registro de emissão, registro de escritura de debêntures, agente fiduciário, anuidade à bolsa, serviço de ações escriturais, taxa de fiscalização da CVM.

• Custos de publicação, publicidade e marketing: Edital de convocação e ata de assembléias, prospecto, material informativo, visitas à empresa, apresentação aos...
tracking img