Engenharia do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A atividade de projetar produtos e produzi-los em quantidade é bastante antiga. Os romanos e os chineses já produziam seus utensílios domésticos e artefatos de guerra em grande quantidade utilizando a divisão do trabalho em tarefas elementares conforme as habilidades individuais dos artesãos.
Com o advento da revolução industrial no século XVIII, o design de produtos adquiriucaracterísticas diferentes na medida em que as novas máquinas apareceram e com repetibilidade suficiente para produzir peças intercambiáveis entre si. Aliado a esse fato, começaram também a aparecer as “enciclopédias ilustradas de mecanismos”, onde se encontram exemplos de diversos mecanismos propostos para cada função básica do produto.
A atividade de projetar do artesão era algo que se realizavaquase diretamente de sua mente para os materiais a serem processados, não havendo propriamente o projeto do produto na forma como conhecemos atualmente.
Desde desse período ate a revolução industrial, o design e a manufatura eram atividades inseparáveis praticadas pelos artesãos. Mais tarde com o surgimento dos princípios da administração cientifica de Taylor, no final do século XIX é rompido o eloque unificava a atividades de design e manufatura, separando concepção de execução. Nesse contesto surgiu o desenho técnico capaz de descrever o produto de tal forma que sua produção pudesse ser realizada em qualquer instalação fabril por qualquer um.
O modelo de administração cientifica se difundiu pela Europa e Japão ao longo de século XX. Esse modelo funcionou bem enquanto o cenário eraconstituído de produtos padronizados e com pequena variedade.
Ao final do século XX, houve mudanças no modo de produção, aumentado a demanda de produtos diversificados produzidos em menor escala, acarretando redução no tempo de lançamento aplicando opções de produtos customizados e um esforço na melhoria da qualidade.
Os produtos se tornaram mais complexos e incorporaram cada vez mais avançostecnológicos, por outro lado o ambiente de projeto também se tornou complexo em função do modo de produzir, aumentando a necessidade de gerenciamento do processo.
Atualmente com o ambiente globalizado os produtos são projetados simultaneamente em mais de um país ou projetados em um país e fabricado por outros.

1 O CICLO DE VIDA DO PRODUTO

O ciclo de vida de um produto é seu histórico desde suacriação ate a retirado do mercado. Anteriormente os produtos eram projetados para atender aos requisitos de mercado e da legislação de segurança dos usuários. Dentro da visão do ciclo de vida o tripé básico do projeto do produto era — custo, qualidade e prazo — foi ampliado para receber mais um componente: a sustentabilidade ambiental.
Os produtos passam por quatro regras básicas ao longo de suavida útil: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
• Introdução: caracteriza pelas elevadas despesas de promoção e preços altos. Nesse estagio a principal atividade é a incorporação de inovações ao produto que garantam a percepção pelo mercado.
• Crescimento: caracteriza-se pelo crescimento da venda proporcionado pelo maior conhecimento do produto. A atividade de projeto concentra-se emincorporara novas funções ao produto e melhorias na qualidade.
• Maturidade: caracteriza-se pela estabilização do crescimento e redução de custos. As atividades do produto concentram-se na simplificação para redução de custos finais.
• Declínio: caracteriza-se pelo decréscimo das vendas e pela diminuição dos modelos ofertados. O setor de desenvolvimento de produtos diminui as operações demodelos e concretiza os estudos de reciclagem e fim de vida e logística de coleta e tecnologia de reciclagem.
O padrão típico d ciclo de vida pode ser representado pelo gráfico abaixo(figura 1.)

Figura 1. Ciclo de vida do produto.
Existem diferentes gráficos de ciclos de vida para diferentes produtos, isso ocorre em função das especificidades do mercado.

2 A NATUREZA DO PRODUTO

É...
tracking img