Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Engenharia de Software

Engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia, a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem de forma eficientemente em máquinas reais. (PRESSMAN, 2006).
Pode ser definida como uma aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, operação e manutenção dosoftware; isto é, a aplicação da engenharia ao software. (PRESSMAN, 2006).

2.1.1 Conceitos

A engenharia de software é uma tecnologia em camadas. Conforme a Figura 1, qualquer abordagem de engenharia (inclusive a engenharia de software) deve-se, apoiar num compromisso organizacional com a qualidade, gestão de qualidade total e Seis Sigmas(Six Sigmas) (PRESSMAN, 2006).
As filosofiasanálogas levam à cultura de um processo contínuo de aperfeiçoamento, e é essa cultura que em última análise, leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas para engenharia de software. A base em que se apóia é o foco na qualidade.(PRESSMAN, 2006)
O alicerce da engenharia de software é a camada de processo. O processo de engenharia de software é o adesivo que mantém unidas as camadas detecnologias e permite o desenvolvimento racional e oportuno de softwares de computador. O processo define um arcabouço que deve ser estabelecido para a efetiva utilização da tecnologia de engenharia de software. Os processos de software formam a base para o controle gerencial de projetos de software e estabelece o contexto no qual os métodos técnicos são aplicados, os produtos de trabalhos(modelos, documentos, dados, relatórios, formulários etc.) são produzidos, os marcos são estabelecidos, a qualidade é assegurada e as modificações são adequadamente geridas.(PRESSMAN, 2006)









Figura 1 - Engenharia de Software em Camadas
Os métodos de engenharia de software fornecem a técnica de “como fazer” para construir softwares. Eles abrangem um amplo conjunto de tarefas queincluem comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programas, testes e manutenção. Os métodos de engenharia de software repousam num conjunto de princípios básicos que regem cada área da tecnologia e incluem atividades de modelagem e outras técnicas descritivas. (PRESSMAN, 2006)
As ferramentas de engenharia de software fornecem apoio automatizado ou semi-automatizadopara o processo e para os métodos. Quando ferramentas são integradas de modo que a informação criada por uma ferramenta possa ser usada por outra, um sistema de apoio ao desenvolvimento de software, chamado engenharia de software apoiada por computador, é estabelecido. (PRESSMAN, 2006)


2.1.2 Fases e Atividades Principais e de Apoio

O trabalho associado à engenharia do software pode serdividido em três fases genéricas,Figura 2 independentemente do domínio aplicacional, da dimensão e da complexidade do projeto. (PRESSMAN, 2000)
A fase de definição focaliza o “o que”. Ou seja, durante a definição, o desenvolvedor de software tenta identificar quais informações tem de se processadas, qual função e desempenho são desejados, quais interfaces devem ser estabelecidas, quais restriçõesde projeto existem e quais critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem-sucedido. As exigências fundamentais do sistema e do software são identificadas. Não obstante os métodos aplicados durante a fase de definição variem, dependendo do paradigma de engenharia de software (ou combinação de paradigmas), que é aplicado, três etapas específicas ocorrerão de alguma forma:(PRESSMAN, 2000)
• Análise do sistema – A analise define o papel de cada elemento num sistema baseado em computador, atribuindo, em última análise, o papel que o software desempenhará
• Planejamento do projeto de software – Assim que o escopo do software é estabelecido, os riscos são analisados, os recursos, alocados os custos, estimados e as tarefas e a programação de trabalho, definidas
•...
tracking img