Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Software

A Engenharia de Software foi a disciplina de extrema importância no meu período de estágio na empresa. Logo abaixo descrevo os tópicos da área que foram maior utilidade.

Introdução
Devido à alta competitividade do mercado, as empresas passaram a investir em TI como meio de diminuição de custos. Mas o maior investimento no desenvolvimento de programas na década de 90resultou em percentuais muito significativos de projetos de software abandonados ou que não atendiam às necessidades do cliente. Isso foi denominado de 'crise do software'.

Esse problema se deve principalmente a falta de uso de uma metodologia que permitisse com maior chance de sucesso implementar sistemas funcionais e adequados ao cliente. Muitas vezes o conjunto de requisitos levantados paraimplementação do sistema não é bem compreendido, tornando-o ineficaz para seus usuários, e sua correção pode ser muito difícil e custosa. Além disso, a dinâmica do mercado exige que um bom sistema tenha novas características, tais como extensibilidade e escalabilidade, de tal modo a reduzir o custo para se adequar a novos requisitos.

A Engenharia de Software é uma disciplina relativamenterecente com o objetivo de sanar problemas como estes e prover um produto com boa relação custo-benefício, e que formaliza as metodologias para o desenvolvimento de sistemas de software.

Processo de Software
Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que levam a produção de um produto de software. Embora existam muitos processos de software, há atividadesfundamentais comuns em todos eles:

Especificação de software - são definidas as funcionalidades e restrições do sistema.
Projeto e Implementação de software - o software é desenvolvido com o objetivo de cumprir a especificação
Validação de software - o sistema é validado pelos clientes de modo que atendam as suas necessidades.
Evolução de software - o software precisa evoluir para atender às novasnecessidades do cliente.
Embora não sejam descrições definitivas de processos de software, temos alguns modelos genéricos que podem ser utilizados para explicar diferentes abordagens do desenvolvimento de software:

Cascata
O modelo em cascata se caracteriza pela sua inflexível divisão do projeto em fases que a princípio envolvem a aprovação de um ou mais documentos, sendo que a fase seguinte nãodeve se iniciar até que a fase precedente tenha sido concluída. Na prática, esses estágios se sobrepõem e trocam informações entre si. Os principais estágios deste modelo são:

Análise e definição de requisitos - os requisitos são estabelecidos mediante a consulta aos usuários, e em seguida são definidos em detalhes e servem como uma especificação do sistema.
Projeto de sistemas e de software -ocorre a estruturação dos requisitos em sistemas de hardware ou software, e é estabelecida a arquitetura do sistema.
Implementação e teste de unidades - o projeto de software é compreendido como um conjunto de programas ou unidades de programa, e cada uma destas são implementadas e verificadas para que atendam a especificação.
Integração e teste de sistemas - as unidades do programa sãointegradas e testadas, e após a validação, o sistema é entregue ao cliente.
Operação e manutenção - O sistema é colocado em operação, e então eventuais erros descobertos após a instalação são corrigidos no período de manutenção. Esta fase normalmente é a fase mais longa do ciclo de vida.
Devido aos custos de produção e aprovação de documentos, as iterações são onerosas e envolvem um retrabalhosignificativo. Portanto depois de um pequeno número de iterações é normal suspender partes do desenvolvimento e continuar com os estágios posteriores, o que pode acarretar em problemas no cumprimento de requisitos e a má estruturação do sistema. Além disso, a manutenção de software pode envolver a repetição de alguns ou de todos os estágios anteriores do processo.

Os acordos devem ser feitos em um...
tracking img