Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO DE SISTEMAS


01 - Qual a importância da engenharia de software e como se justificam os custos a ela associados?


02 - Em relação à Qualidade e Teste de Software, quando um produto é previamente testado e enviado para uma nova avaliação, considere:

I. Todas as partes alteradas nos documentos, funcionalidades e informações devem ser testadascomo se fosse um produto novo.
II. Todas as partes inalteradas que sejam influenciadas pelas partes alteradas ou por mudanças em um requerido sistema (de acordo com os conhecimentos específicos do testador) devem ser testadas por amostragem.
III. Todas as outras partes que não foram alteradas ou influenciadas pelas alterações, devem ser testadas como sendo um novo produto.

Está correto o quese afirma em:

a) I, apenas.
b) I, II e III.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) III, apenas.


03 - O que você entende por processo de desenvolvimento de software e qual a sua importância para a qualidade dos produtos de software? Qual a diferença entre processo e projeto de software?


04 - O que você entende por qualidade de software?


05 - No contexto dosatributos de qualidade de software, considere:

I. A resiliência é a capacidade de o sistema voltar ao nível de desempenho anterior a falhas ou comportamento imprevisto de usuários, software ou hardware e recuperar os dados afetados, caso existam.
II. O desempenho e uso de recursos referem-se à capacidade do sistema de alcançar tempos de resposta, latência, tempo de processamento, vazão, etc. dentrodo período de tempo especificado e ao fato do software exigir mais ou menos recursos de acordo com suas condições de uso.
III. A analisabilidade é o grau de facilidade, com qual seja possível procurar por deficiências no software ou por partes que devem ser modificadas para algum fim.

As subcaracterísticas contidas nos itens I, II e III referem-se, respectivamente, aos atributos de qualidade:a) Funcionabilidade, confiabilidade e usabilidade.
b) Eficiência, manutenibilidade e portabilidade.
c) Funcionabilidade, usabilidade e manutenibilidade.
d) Confiabilidade, eficiência e manutenibilidade.
e) Confiabilidade, eficiência e portabilidade.



06 - Qual a diferença entre um software e um sistema? Qual dos dois conceitos é mais amplo? Por quê?


07 - Qualidadede software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidadede software, assinale a opção correta.

a) No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.
b) Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produtode software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.
c) De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI, na qualidade do processo de software.
d) O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem serdesenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.
e) Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenabilidade e portabilidade) e as outras três, externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).


08 - Qualidade pode...
tracking img