Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Software

Jeferson Anderson silva Santana

Flávio Ribeiro dos Santos

Resumo. Este pequeno artigo descreve sucintamente a importância da engenharia de software nos tempos atuais onde o desenvolvimento de software se destaca nasociedade contemporânea. Destaca a preocupação com a qualidade do produto “software”. Descreve os processos e modelos de processos no desenvolvimento de software para atingir o objetivo de qualidade de software.

1. Introdução

O desenvolvimento de software tem crescido nos últimos anos devido a sua grande importância na sociedade contemporânea. O uso cada vez maior de computadores pessoais e nasdiversas áreas do conhecimento humano tem gerado uma crescente demanda por soluções que automatizem os diversos processos.

Iniciantes da área de desenvolvimento de software têm o costume de confundir desenvolvimento com programação, pois estes estão em fase de desenvolver suas habilidades no raciocínio lógico na resolução de pequenos problemas. Mas quando se deparam com problemas mais complexorequerem maior conhecimento e habilidades já que o uso de uma abordagem individual, centrada na programação não é mais indicada.

Segundo Falbo (2005), com o intuito de melhorar a qualidade dos softwares em geral e aumentar a produtividade no desenvolvimento de tais produtos, surgiu a engenharia de software. É responsável estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de softwarecobrindo uma ampla área de aplicações e diferentes tipos de dispositivos, tais como sistemas de informação corporativos, sistemas e portais Web, aplicações em telefones celulares.

2. Engenharia de Software

A engenharia de software propõe métodos sistemáticos com o uso adequado de ferramentas e técnicas, que levam em consideração o problema a ser resolvido, as necessidades dos clientes e osrecursos disponíveis.

A área está fundamentada, sobretudo na ciência da computação e na matemática. Ao longo dos últimos anos, essa área e suas diferentes disciplinas têm amadurecido bastante, através da proposição de novos métodos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de softwares mais confiáveis, de melhor qualidade, com custo reduzido e alta produtividade.

Qualidade é o que motivaos desenvolvedores usarem dos processos descritos pela Engenharia de Software. Todos os processos descritos nas diferentes técnicas e formas de desenvolvimentos buscam o mesmo objetivo, a qualidade do software, qualidade que vai desde a produção até a entrega do produto (software). É necessário, segundo Falbo (2005), que a qualidade seja incorporada ao produto ao longo de seu processo dedesenvolvimento. E que, de fato, a qualidade dos produtos de software depende fortemente da qualidade dos processos usados para desenvolvê-los e mantê-los.

Segundo Falbo (2005), um processo de software pode ser classificado quanto ao seu propósito em:

• Atividades de Desenvolvimento (ou Técnicas ou de Construção): são as atividades diretamente relacionadas ao processo de desenvolvimento dosoftware, ou seja, que contribuem diretamente para o desenvolvimento do produto de software a ser entregue ao cliente. São exemplos de atividades de desenvolvimento: especificação e análise de requisitos, projeto e implementação.

• Atividades de Gerência: são aquelas relacionadas ao planejamento e acompanhamento gerencial do projeto, tais como realização de estimativas, elaboração decronogramas, análise dos riscos do projeto etc.

• Atividades de Garantia da Qualidade: são aquelas relacionadas com a garantia da qualidade do produto em desenvolvimento e do processo de software utilizado, tais como revisões e inspeções de produtos (intermediários ou finais) do desenvolvimento.

3. Processos de Software

Para manter a qualidade da produção de um software e garantir também um...
tracking img