Engenharia de software para web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do artigo
“Uma proposta de processo de produção de aplicações Web”
Autor: Caio Vinicius Barroso dos Santos
RA:121B07

Como foi visto neste artigo, foi feito um estudo de caso analisando como se dá a produção de aplicações tipo WEB com grau de interatividade elevado e com funcionalidade complexa. Podemos notar que pessoas de áreas como: Design e Publicidade estão migrando para a área dedesenvolvimento Web, entretanto, é difícil encontrar na literatura alguma abordagem da produção de aplicações Web que considere de forma sistêmica o aspecto multidisciplinar do desenvolvimento, então de certa forma alguns aspectos são deixados de lado.
As aplicações web são desenvolvidas sobre protocolo http, e também são baseadas em estrutura do tipo de Hipertexto e/ou Hipermídia, onde seususuário os acessam através de um Browser, ou seja, um navegador. O termo Design, não abrange somente a sua função que conhecemos, como Projeto ou desenho, mas sim como a atividade de um projeto de um produto buscando integrar aspectos técnicos. Então Web Design é o Design de paginas web.
O projeto de sistemas de Hipermídia se difere do projeto de sistemas de software tradicional, em vários pontoscríticos como em sua criação como: envolve diversos tipos de pessoas, com perfis bastante diferentes, desde artistas e até músicos, evolvendo assim uma estrutura de organização muito mais complexa. Os autores consideram que os aspectos de multimídia são intrinsecamente mais difíceis. Há uma metodologia chamada de RMM(Relationship Management Methodology) que define o processo para o desenvolvimento webem sete passos que analisam e formulam diagramas para o processo final, com processos e vários testes, chegando no desenvolvimento final do software de Web. Dentro de sua construção, se houver mais de uma página todas elas devem ser interligadas e seguir um padrão para assim estarem prontas para a publicação.
Como web são sistemas de Hipermídia, se faz necessário modelar as paginas que serãousadas, como elas serão “linkadas” e quais os dados que serão exibidos. O projeto de sistemas deve seguir quatro fazes onde varias variáveis são analisadas cautelosamente. Em uma aplicação web são definidas quatro perspectivas ortogonais para a sua aplicação que vai desde Modelo Estrutural a Modelo de Personalização. Há uma proposta chamada de OOHDM (Object-Oriented
Hypermidia Design Method) queconsidera quatro diferentes atividades no desenvolvimento de aplicações Web: projeto conceitual, projeto navegacional, projeto abstrato de interfaces e implementação.
As aplicações web são guiadas por conteúdo que são providas por Projetistas gráficos entre outros. Um aspecto que pode ser ressaltado é a separação nos processos de desenvolvimento em dois subprocessos que permitem o desenvolvimentoparalelo das atividades de desenvolvimento, mas há proposta para o desenvolvimento de aplicações web é a unificação do processo criativo de design com o processo de engenharia de software, onde seus principais elemento são: uma especificação inicial de requisitos, desempenhada pelo engenheiro de software do projeto e usando modelo de Casos de Uso; a definição dos requisitos não-funcionais; briefingde design; criação do diagrama de navegação inicial; composição gráfica (layout); criação dos elementos de Web design (menus, fundos, elementos gráficos, etc.); protótipo inicial de interfaces, focando os aspectos funcionais destas (formulários, janelas, mensagens, links); linhas-mestras de interface, definindo os gabaritos (templates); protótipo completo das interfaces; diagrama completo denavegação. Entendendo seu funcionamento, podemos observar que essa área é construída com o trabalho de diversas pessoas.
A Prototipagem e Storyboarding é uma técnica que foi usada inicialmente no cinema e desenhos animados, representado no esboço dos personagens e da história e hoje em dia corresponde a qualquer técnica que expressa o comportamento do sistema, projeto ou ou intenção de...
tracking img